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A
internet conquistou o primeiro lugar como fonte de informação entre os
executivos em 2010. A quarta edição da pesquisa de Credibilidade da Mídia,
realizada pela agência de comunicação CDN no fim do ano passado, constatou que
43% deles procuram antes a internet para se informar e que 95% acessam portais
ou sites de jornais. Essa foi a primeira vez que a pesquisa, realizada quatro
vezes desde 2003, trouxe a internet como veículo prioritário na busca de
conteúdos pelos executivos. As informações são do Portal iG.
“A
agilidade é o diferencial da internet”, afirma a diretora da CDN Estudos e
Pesquisas, Cristina Panella. A disseminação de plataformas de conteúdo móveis,
como os tablets e os smartphones, também favorece o acesso a conteúdos online.
“Na próxima edição da pesquisa, teremos de separar os acessos a mídias digitais
por plataformas, como computador, celular e iPad. Falar em acesso a internet
ficou muito amplo”, diz.
O
crescimento da internet como primeiro canal de consulta a informações entre os
executivos foi de 19% - em 2008, os canais online foram citados por 36% deles.
Os jornais, que detinham a preferência dos executivos naquele ano, com 40% das
respostas, caíram para a terceira posição na pesquisa de 2010, com 28%. Em
segundo lugar está a televisão, com 34% das indicações.
A
maioria dos executivos procura informações nos portais de notícias (59%),
seguidos dos sites de jornais e revistas (41%) e das redes sociais (11%), como
Orkut e Facebook. Além do acesso direto às páginas, eles também utilizam
ferramentas de agrupamentos de sites, notícias ou posts para receber conteúdos
filtrados de acordo com suas áreas de interesse. As mais populares são o Google
Reader (51%), o Twitter (12%) e as newsletters (10%).
As
reportagens sobre empresas e finanças são os temas que mais interessam aos
executivos no noticiário de economia, citados por 70% e 32% dos 432
entrevistados pela pesquisa no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Credibilidade
Apesar
de ter conquistado a preferência nos acessos, os canais digitais melhoraram sua
posição entre os que têm mais credibilidade entre os executivos. Antes em
quinto lugar entre os veículos considerados confiáveis ou muito confiáveis, a
internet alcançou terceiro lugar, com 35% de indicações, atrás da televisão
(58%) e dos jornais (49%). "As mídias online devem se firmar em marcas para
garantir a sua credibilidade", afirma a responsável pela pesquisa.
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