No último dia 28, a
Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou a abertura de audiência
pública para discutir a substituição dos medidores de energia analógicos,
utilizados atualmente no Brasil, por aparelhos digitais. De acordo com a
agência, as mudanças geradas pela modernização vão garantir a economia de energia
e devem agradar consumidores e concessionárias. Os primeiros terão mais
controle sobre o que gastam e os segundos, diminuiriam as perdas no sistema e
poderiam oferecer uma distribuição mais eficiente. Um veículo que
dispensa a presença do motorista. Essa é a mais nova invenção do Google, que
está testando carros que usam um software de inteligência artificial para
dirigir, reproduzindo, assim, decisões humanas e percebendo a proximidade com
objetos. O projeto de carro
automático foi concebido por Sebastian Thrun, 43 anos, que trabalha no Google,
criou o Street View e é diretor do laboratório de inteligência artificial da
Universidade de Standford. Durante a atual fase
de testes, os carros estão sendo monitorados por dois funcionários da empresa: um
que toma a direção em casos de emergências e outro que fica no banco de
passageiros controlando o software. Seis carros Prius, da
Toyota, e um Audi TT fazem parte do projeto e estão circulando pelas ruas de
Los Angeles e São Francisco, na Califórnia. No total, foram percorridos até
agora mais de 1,6 mil quilômetros sem intervenção humana e 220 mil quilômetros
com intervenção moderada. Além das reações dos
motoristas-robôs serem mais rápidas do que a dos humanos, eles têm visão de 360
graus e podem ser programados com diferentes modalidades de direção - desde a
mais cautelosa, até a agressiva. A tecnologia está
prevista para chegar ao mercado daqui a, pelo menos, oito anos.
Google faz teste com carro que anda sem motorista
Google faz teste com carro que anda sem motorista
