Continua após os destaques >>
A estiagem vem prejudicando o abastecimento de água em Andradina, segundo vem informando a prefeitura municipal. A população da cidade esta sendo orientada a poupar água e evitar desperdício e a tomarem cuidados especiais com a saúde, principalmente de crianças e idosos.
Para economizar a água as pessoas podem colaborar fechando a torneira enquanto escova os dentes; evitando banhos demorados e feche o chuveiro enquanto se ensaboa e evite usar a mangueira para retirar o lixo da calçada, dentre outras medidas.
Segundo a Secretaria da Saúde de Andradina, nessa época do ano, idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas são as que mais sofrem. Isso porque, a baixa umidade relativa do ar combinada com poucas chuvas provoca o acumulo de partículas no ar o que por sua vez causa o aumento de casos de complicações respiratórias.
“É importante que na ocorrência de qualquer dificuldade respiratória, as pessoas procurem as unidades de saúde para obter o tratamento adequado. Entre os principais sintomas que podem aparecer estão a tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz, garganta, ainda a falta de ar e respiração ofegante”, destaca o secretario Municipal de Saúde Farid Haddad.
Também é importante manter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos. Dormir em local arejado e umedecido pode contribuir para uma noite de sono tranquila. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios de água e até umidificadores. Recomenda-se, ainda, o uso de soro fisiológico para manter a lubrificação dos olhos.
A pele também merece atenção especial neste período. Evite banhos com água muito quente, que provocam o ressecamento da pele, e passe creme hidratante sempre que possível. Em caso de irritação das vias aéreas e dos olhos, use soro fisiológico para lavar os olhos e as narinas. "São cuidados simples, mas que podem fazer toda a diferença neste período de tempo seco, ajudando a manter a saúde e a qualidade de vida", afirma Ricardo Tardelli, coordenador estadual de Saúde.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram