Publicidade

Calor: temperatura chega a quase 40 graus na região

Calor: temperatura chega a quase 40 graus na região

Calor: temperatura chega a quase 40 graus na região  -
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>
Criança toma sorvete no centro da cidade de Andradina. Foto: Fabiano Marinho

A temperatura está chegando aos 40 º graus na região. Os sensores da Unesp lha Solteira operados pela Área de Hidráulica e Irrigação registraram a temperatura de 39,0º C, nesta quarta-feira.

A umidade relativa do ar está chegando abaixo de 15 % , que é nível de deserto. O índice é considerado preocupante, o recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 60%.

O consumo de água e de sorvete aumenta muito neste período de calor. É fácil notar no centro da cidade pessoas com sombrinhas para se defender do sol.

Manter boa alimentação

Durante o verão, com o aumento da temperatura ambiente, torna-se importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de água pelo organismo tornam-se maiores. A desidratação, tão comum nesse período do ano, pode ser evitada com boa alimentação e ingestão de líquidos regular.

Em condições normais, o organismo de uma pessoa adulta perde em média 2,5 litros por dia, considerando as perdas pelo suor, urina, fezes e na perspiração (perdas de água, na forma de vapor, pela pele e pulmão que não são percebidas). Portanto, é necessária a reposição diária de 2,5 litros de água, considerando-se toda a água ingerida pura ou na forma de alimentos, tanto sendo líquidos quanto sólidos.

Assim como em qualquer época do ano, a alimentação deve ser balanceada. No entanto, em dias mais quentes é comum as pessoas perderem o apetite. A má alimentação pode enfraquecer o sistema imunológico e causar diversas doenças comuns do verão, como gripe e resfriado, dor de garganta, febres altas, tontura e vômitos.

Pela manhã, a dica é comer coisas leves, mas que dê sustentabilidade para o corpo. Pode ser um prato de cereais com leite frio, um copo de iogurte ou até mesmo uma banana, que possui muitas proteínas.

Assim, o ideal é balancear a refeição com outros alimentos. Os pratos base de grãos, como o feijão, são bem-vindos. Porém, sem exageros, nada de comer feijoada em pleno verão. O ideal é procurar comer bastante verduras e frutas que são abundantes nessa época, como o pepino, repolho, tomate e a melancia. Além de nutritivos, ajudam a equilibrar a temperatura do organismo.

História do Sorvete

Há cerca de 4 mil anos o egípcios já tinham seus sorvetes para matar o calor nos desertos. Os persas já tentavam se refrescar nos dias calorentos tomando sucos de furtas bem doces e gelados. Já os árabes misturavam suco de fruta com gelo.

Mas foi na China que se acredita ter surgido o verdadeiro sorvete. A sobremesa predileta da nobreza era uma pasta, feita de leite e arroz, que era colocada na neve para solidificar. O principal problema era armazenar a neve no verão em rudimentares câmaras frigoríficas subterrâneas, com grossas paredes de pedra.

Na Idade Média, quando os chineses já faziam os sorvetes, adicionando a neve ao leite, Marco Polo (1254-1324), o grande explorador veneziano, levou o sorvete para a Itália. Dali, os famosos sucos de fruta congelados alcançaram a França e logo depois o resto do mundo. No século XVI, o italiano Bernardo Buontalenti inventou o sorvete à base de leite, mais macio e nutritivo. Na primeira metade do século seguinte, um outro italiano, Procópio Coltelli, criou a máquina de fazer sorvete.

Mais Destaques >>

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Veja mais >>

Últimos Destaques

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close