Usuários pré-pagos terão 90 dias para usar crédito

Usuários pré-pagos terão 90 dias para usar crédito

Agora os créditos dos celulares pré-pagos terão validade. A AGU (Advocacia Geral da União) validou uma norma da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que estipula prazo de 90 dias para os consumidores utilizarem os créditos.

A norma foi questionada pelo MPF (Ministério Público Federal), considerada inconstitucional e abusiva. O órgão exigia ainda que a Anatel fosse condenada a pagar indenizações por danos morais e coletivos.

Responsáveis pela defesa da causa, a PRF1 (Procuradoria Regional Federal da 1ª Região) e a PFE (Procuradoria Federal Especializada) alegaram que o estabelecimento de prazos para a utilização de saldos de celular pré-pago é uma medida constitucional. Para as procuradorias, é necessário garantir o lucro das operadoras de telefonia para que as empresas não vão à falência. Ou, ainda, sejam obrigadas a extinguir o serviço pré-pago, já que teriam que disponibilizar esta modalidade eternamente, sem ser devidamente remunerada.

Um entendimento prévio sobre a constitucionalidade entre o TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) e o Superior Tribunal de Justiça fez o tribunal indeferir os pedidos do MPF. A decisão destacou, ainda, que não há fundamento para concordar com a perpétua validade dos créditos do celular. E seria inconcebível que em um regime capitalista uma empresa preste serviços sem ser remunerada.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close