BP afirma que poço danificado foi selado com cimento

BP afirma que poço danificado foi selado com cimento

A britânica BP concluiu a injeção de cimento para selar o poço de petróleo no Golfo do México que deu origem ao pior desastre ambiental na história dos Estados Unidos, informou a companhia nesta quinta-feira.

A operação durou cinco horas e, por volta das 19h15 horário local (16h15 horário de Brasília), "dentro do procedimento `static kill`," o poço havia sido selado, assinalou o comunicado. A companhia está monitorando o poço "para confirmar a efetividade do procedimento".

Antes de injetar o cimento, os técnicos haviam empurrado o petróleo para o fundo com um fluxo de lama no poço danificado, aplicado na última terça-feira (3). Após esta primeira operação, o governo americano deu sinal verde, na noite de quarta-feira, para a vedação definitiva do poço.

Segundo a BP, prossegue a operação `bottom kill`, com a construção de poços paralelos para chegar à parte inferior do poço danificado, sob a supervisão das autoridades americanas. "Se as condições meteorológicas permitirem, é provável que em meados de agosto o primeiro poço esteja concluído". A injeção de cimento no poço é uma das últimas etapas do procedimento que vedará definitivamente o poço de petróleo no fundo do mar no Golfo do México.

A maior tragédia ambiental da história americana teve início no dia 20 de abril, com a explosão da plataforma `Deepwater Horizon`, e até o final de julho mais de 780 milhões de litros de petróleo vazaram nas águas do Golfo do México, atingindo a costa de diversos estados dos EUA.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close