Inspeção veicular pode ficar menos rigorosa

Inspeção veicular pode ficar menos rigorosa

As regras da inspeção veicular de carros fabricados a partir de 2006 poderão se tornar um pouco mais tolerantes em relação à emissão de CO (monóxido de carbono). O limite passaria de 0,3% para 0,5%.

O Ministério do Meio Ambiente emitiu parecer favorável à alteração porque há um problema em relação à quantidade de CO permitida. Em alguns casos, o limite da inspeção é menor do que o permitido na fabricação dos veículos.

Em 2002, o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) autorizou que os carros saíssem de fábrica liberando até 0,5% de emissão de CO. Em 2009, porém, nos critérios da inspeção veicular, o órgão determinou em 0,3% o limite para veículos fabricados a partir de 2006.

Dessa forma, alguns desses carros, apesar de fabricados com emissão de monóxido de carbono dentro da margem permitida, podem ser reprovados na inspeção veicular.

A mudança, porém, ainda precisa ser aprovada pelo Conama para poder ser colocada em prática, o que ainda não tem data definida para acontecer.

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente informou que o programa da prefeitura “ é baseado nas diretrizes do Conama, que ainda analisa as alterações propostas”.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close