Mais de 5,5 mi trocaram de operadora com portabilidade numérica
Mais de 5,5 mi trocaram de operadora com portabilidade numérica

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Desde o começo da portabilidade numérica no país – iniciada em setembro de 2008, até o dia 30 de junho deste ano, 5,5 milhões de pessoas trocaram de operadora sem trocar o número de seu telefone. Deste total, 70% dos usuários eram de telefonia móvel e outros 30% assinantes do serviço fixo, segundo informou a ABR Telecom, instituição que administra o serviço de portabilidade numérica no Brasil.
A quantidade de usuários que fizeram a troca nos seis primeiros meses desse ano é de 2,1 milhões. Sendo 1,02 milhão de efetivações de portabilidade para telefones fixos e móveis no primeiro trimestre e 1,08 milhão, número que representou um recorde no volume de migrações, no segundo trimestre.
O índice de eficiência da portabilidade numérica no país foi de 93,77% no mês de junho. Esse número considera tanto as migrações concluídas quanto as solicitações que estão aguardando o agendamento, os pedidos em processamento dentro do prazo regulamentar, as desistências de portabilidade por parte do usuário e a apresentação de documentação conforme é determinado pelo regulamento.
Como fazer a troca
Para trocar de prestadora e manter o número, o consumidor deve se dirigir à operadora para a qual ele quer migrar e pedir uma nova habilitação mantendo o número atual. A operadora antiga terá um dia útil para conferir os dados do usuário e o processo de portabilidade deve ser concluído até cinco dias depois da solicitação do consumidor.
Na telefonia fixa, a portabilidade só poderá ser feita dentro da mesma área local – município ou conjunto de municípios. Para os celulares, a manutenção do número será possível dentro da mesma área de registro – que corresponde ao DDD.
A quantidade de usuários que fizeram a troca nos seis primeiros meses desse ano é de 2,1 milhões. Sendo 1,02 milhão de efetivações de portabilidade para telefones fixos e móveis no primeiro trimestre e 1,08 milhão, número que representou um recorde no volume de migrações, no segundo trimestre.
O índice de eficiência da portabilidade numérica no país foi de 93,77% no mês de junho. Esse número considera tanto as migrações concluídas quanto as solicitações que estão aguardando o agendamento, os pedidos em processamento dentro do prazo regulamentar, as desistências de portabilidade por parte do usuário e a apresentação de documentação conforme é determinado pelo regulamento.
Como fazer a troca
Para trocar de prestadora e manter o número, o consumidor deve se dirigir à operadora para a qual ele quer migrar e pedir uma nova habilitação mantendo o número atual. A operadora antiga terá um dia útil para conferir os dados do usuário e o processo de portabilidade deve ser concluído até cinco dias depois da solicitação do consumidor.
Na telefonia fixa, a portabilidade só poderá ser feita dentro da mesma área local – município ou conjunto de municípios. Para os celulares, a manutenção do número será possível dentro da mesma área de registro – que corresponde ao DDD.