Continua após os destaques >>
Vale lembrar que em razão do jogo do Brasil pela Copa do Mundo nesta terça-feira, os bancos vão trabalhar em horário especial. As agências bancárias vão funcionar mais cedo, a partir das 8 horas da manhã, com horário do expediente se encerrando às 14 horas pelo horário de Brasília. O jogo do Brasil contra Coreia do Norte acontece às 15h30.
Para saber se foi incluído no primeiro lote de restituição, o contribuinte poderá fazer a consulta na página da Receita Federal na internet ou pelo ReceitaFone, bastando discar 146. É obrigatório informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).
Quem não indicou uma conta bancária
Caso não tenha informado uma conta para crédito da restituição, o contribuinte deve procurar uma agência do Banco do Brasil ou ligar para os seguintes telefones para agendar o crédito em conta em qualquer instituição financeira:
Nas capitais: 4004-0001 Nas demais localidades: 0800-729-0001
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, disponível na página da Receita Federal na internet.
A Receita deve liberar neste primeiro lote 1.478.232 restituições do Imposto de Renda de 2010, que somam R$ 1,72 bilhão. Os contribuintes maiores de 60 anos, conforme o Estatuto do Idoso, serão priorizados. Por isso, a Receita vai liberar 1.222.533 de restituições destes contribuintes, somando R$ 1,36 bilhão em impostos a serem pagos. Todas as declarações de 2010 serão atualizadas pela taxa Selic do período de maio a junho de 2010, que foi de 1,75%.
De acordo com a Receita Federal, mais de 24 milhões de contribuintes entregaram a declaração do Imposto de Renda até o prazo final, que foi o dia 30 de abril. A Receita Federal deve abrir a consulta para o segundo lote poucos dias antes do pagamento, marcado para o dia 15 de julho.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram