Jamil recebe Medalha do Pacificador entre as personalidades de destaque junto ao Exército Brasileiro

Com céu de brigadeiro na manhã desta terça-feira (25) o prefeito Jamil Ono (PT) recebeu do general comandante da 2ª Região Militar, Cláudio Coscia Moura, a Medalha do Pacificador, honraria concedida às personalidades que se destacaram por relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro

Jamil recebe do general comandante da 2ª Região Militar, Cláudio Coscia Moura, a honraria concedida às personalidades que se destacaram por relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro. Foto: Divulgação/Prefeitura
Jamil recebe do general comandante da 2ª Região Militar, Cláudio Coscia Moura, a honraria concedida às personalidades que se destacaram por relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro. Foto: Divulgação/Prefeitura

Com céu de brigadeiro na manhã desta terça-feira (25) o prefeito Jamil Ono (PT) recebeu do general comandante da 2ª Região Militar, Cláudio Coscia Moura, a Medalha do Pacificador, honraria concedida às personalidades que se destacaram por relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro. 

A solenidade faz parte das comemorações pelo Dia do Soldado, 25 de agosto, e aconteceu no Quartel General do Exército do Comando Militar do Sudeste contando com a presença do general Comandante Militar do Sudeste, João Camilo Pires de Campos; do general de Brigada, Riyuzo Ikeda;  do  tenente-brigadeiro do ar, Juniti Saito, comandante da Aeronáutica e que chegou a ocupar o cargo de Ministro da Defesa no governo da presidente Dilma Rousseff (PT), entre outras autoridades do alto comando do Exército Brasileiro.

Jamil, que ocupou o palco com as principais autoridades do País, recebeu a medalha especialmente pela aproximação com o Exército na insistência para que a cidade de Andradina voltasse a ter um novo Tiro de Guerra, em contramão a muitos municípios que deixaram de ter unidades.

Honrado e com a medalha no peito, Jamil falou sobre a homenagem recebida em nome de todo o Governo de Andradina e também da população. “Eu sempre senti que a população via necessidade da reabertura do TG e toda a equipe de Governo se empenhou ao máximo para que mais este sonho virasse realidade. Essa condecoração representa todo o esforço para que os jovens andradinenses pudessem ter um local para desenvolvimento e servir o próximo”, explicou o prefeito Jamil, que no ato estava acompanhado do secretário de Governo, Manoel Messias de Almeida, e dos assessores, Keila Cristina Vianna dos Santos e Ivan Carlo Pereira da Silva.

A Medalha do Pacificador foi criada em 1953, como parte das homenagens do Exército a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, o patrono do Exército Brasileiro, no aniversário dos 150 anos de seu nascimento.

A honraria é conferida a militares e civis, brasileiros e estrangeiros que tenham contribuído para elevar o prestígio do Exército ou promovido relações de amizade entre a instituição e outras nações. Duque de Caxias é um herói nacional. Fundamental para o Exército, mas também para a História do Brasil. 

Em seu discurso o general Campos entoou o nome de Andradina e do prefeito Jamil e destacou a importância do Exército Brasileiro na formação e cidadania e como a instituição congrega com a comunidade para formar os jovens na solidez, que ao final da escola de civismos e cidadania tornar-se-ão soldados cidadãos mais úteis às suas famílias e a comunidade a que servem e que pertencem.

Para o secretário de Governo a solenidade representou uma tripla emoção. “Fico lisonjeado ao ver Jamil receber essa condecoração, Andradina ter o nome exaltado e por lembrar do meu pai, o expedicionário Euphosino de Almeida, herói brasileiro e patriota”, destacou Manoel Messias.

Retorno - O retorno do TG fez parte do Programa de Governo da administração Jamil Ono (PT) que se responsabilizou em construir a nova sede, atendendo todas as exigências do Exército Brasileiro. Foram investidos mais de meio milhão de reais entre a liberação do terreno de 5.790m² e a construção de um prédio com 288,47 m². Uma viatura blindada M-41também conquistado junto ao Exército faz parte do espaço militar de Andradina como um atrativo de caráter educativo, já que a curiosidade também leva ao estudo e consequentemente ao aprendizado, e também decorativo como um ponto atrativo onde a população pode ter acesso e conhecer de perto um tanque de guerra.

No local, no bairro Pereira Jordão, os jovens contam com recepção, alojamentos e salas de instrução e até a uma quadra poliesportiva. O Governo de Andradina também é responsável por todos os custos operacionais como energia, água, telefone e pela mobília, equipando as instalações inclusive com material de informática como computadores e impressoras.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close