Procuradoria exige que SMS possa alertar emergências

Procuradoria exige que SMS possa alertar emergências

As mensagens de texto enviadas por telefones celulares poderão ser usadas para alertar emergências ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar. Ao menos é isso que deve acontecer caso a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) regulamente o envio de SMS aos serviços de emergência: 193 (bombeiros) e 190 (PM).

O Ministério Público Federal em São Paulo entrou com ação solicitando essa regulamentação. As duas corporações, tanto a PM quanto os bombeiros, já possuem um sistema chamado Contact Center, que está pronto para receber torpedos.

Mas desde abril de 2008 as corporações pedem para a Anatel regulamentar o serviço junto às operadoras de telefonia celular. Em reuniões com a Procuradoria, a Anatel confirmou que não existe nenhum impedimento técnico para implementação do serviço de envio de mensagens de texto para comunicação de emergência entre usuários e serviços.

A agência não apresentou uma razão para a demora na regulamentação do serviço e reconhece que ele é muito importante para a população, especialmente para as pessoas com deficiência auditiva.

“A ação visa não apenas beneficiar pessoas surdas ou com deficiência auditiva, mas toda a sociedade brasileira, que, em uma situação de emergência, às vezes tem somente a opção de enviar uma mensagem pedindo socorro e não pode ficar esperando a boa vontade da Anatel”, afirmou a procuradora da República Adriana da Silva Fernandes, autora da ação.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close