Twitter afirma que vai permitir páginas pagas por anunciantes

Twitter afirma que vai permitir páginas pagas por anunciantes

O microblog Twitter, um dos sites mais visitados do mundo, revelou, nesta terça-feira, sua estratégia para ganhar dinheiro, integrando progressivamente às páginas iniciais dos usuários "Tweets promocionais", pagas pelos anunciantes e que podem ser multiplicados pela rede de seguidores.

Depois de quatro anos de crescimento exponencial, o Twitter, que atingiu a marca de dezenas de milhões de usuários do mundo sem se preocupar em ganhar dinheiro, mudou de estratégia. As mensagens promocionais "serão pagas pelas empresas ou organizações que quiserem ampliar o grupo de usuários que receberem o anúncio", explicou o site californiano em seu blog. Entre os primeiros anunciantes a usar este novo suporte estão a cadeia de lojas de eletrônicos Best Buy, o energético Red Bull, o estúdio de cinema Sony Pictures, a companhia aérea Virgin America e a rede de cafés Starbucks.

Esse desenvolvimento, baseado na convicção de "otimizar o valor do site para depois colher os benefícios", como sublinhou um dos criadores Biz Stones nesta terça-feira, lhe permitiu drenar os financiamentos importantes e valorizar o site em milhões de dólares. Mas, até agora, a única fonte de renda conhecida do Twitter, que permite publicar e consultar mensagens de apenas 140 caracteres, provinha das parcerias com os sites de buscas Google e Bing, da Microsoft, que fazem referencias aos feeds (fluxo de mensagens) nas suas páginas.

Muitas empresas e organizações já utilizam o Twitter para difundir suas mensagens gratuitamente. A partir de agora, elas poderão pagar para que suas mensagens se destaquem automaticamente no topo de uma busca por uma palavra-chave no site.

A questão é saber se os internautas querem que o Twitter integre mensagens publicitárias aos tweets usuais, somente mencionando "pago pela empresa X".

É uma decisão "que vai, provavelmente, irritar aqueles que se preocupam com o respeito à vida privada e com as pesquisas de comportamento que redirecionam produtos para o público", estimou o analista financeiro Douglas McIntyre, do site 247WalSt.com.

"Os membros do Twitter podem até mesmo se voltar contra os anunciantes, o que será improdutivo", acrescentou.

Eficiência

Mas para o analista Josh Bernoff, do escritório de marketing Forrester Research, "o Twitter deve escolher um local para colocar a publicidade que incomode menos e seja mais eficaz. As pessoas não vão desistir do Twitter por causa disso. É inevitável: a tecnologia precisa lucrar".

Bernoff prevê, igualmente, que esse novo tipo de publicidade será muito eficaz, graças à possibilidade de atingir melhor os interesses dos internautas explorando o sistema de palavras-chave. O impacto desse vetor de publicidade será rentável, assegurou, pois "os utilizadores dos microblogs são muito influentes".

Ele também avalia em U$100 milhões a receita anual que o Twitter poderá receber com o novo sistema, enquanto que Douglas McIntyre aposta em vendas de 150 a 200 milhões de dólares por ano.

Ironicamente, o anúncio desse plano de desenvolvimento comercial fez com que algumas empresas estimassem que o Twitter estivesse em declínio. Segundo a empresa comScore, o site congregou 73,5 milhões de visitantes diferentes em janeiro, mas 69,5 milhões em fevereiro.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close