Fazenda Pendengo é desapropriada e vai para reforma agrária
Fazenda Pendengo é desapropriada e vai para reforma agrária

Continua após os destaques >>
Momento em que “sem-terras” adentraram definitivamente na fazenda
A fazenda Pendengo, em Castilho, é desapropriada e já está á disposição do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), para fins de reforma agrária. As informações são do Jornal Folha Regional.
O auto de imissão de posse da área ao órgão aconteceu na manhã desta segunda-feira (24) na sede da fazenda com a participação de representantes do INCRA, do Poder Judiciário e por agentes da Polícia Federal.
A autuação ocorreu sem incidentes. A ordem do Procurador Federal de Justiça, encarregado de executar a imissão, foi para que os “sem-terra” aguardassem a execução do mandado, do lado de fora entrada da fazenda, enquanto a autuação fosse executada junto a um representante do proprietário do latifúndio. Ao final, o procurador Rodrigo Nascimento Fiorezi, permitiu que os ex-acampados se dirigiram até a sede da fazenda.
“Baxim”, líder das famílias do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, foi um dos pioneiros na instalação do acampamento iniciado em 20 de dezembro de 2003 pelo Sintraf (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) não conseguiu conter as lágrimas quando enfim aconteceu a desapropriação da área que mede 1.794,73 alqueires. Famílias inteiras se emocionaram, inclusive crianças acostumadas a morar em barracos de lona.
Conta o líder que das 200 famílias que iniciaram o acampamento, muitas não resistiram ao desgaste e ao desanimo da espera pela terra, e hoje, seis anos depois de espera, permaneceram na busca pela terra cerca de 170 famílias.
Inicialmente os “assentados” montarão novos barracos, desta vez dentro da fazenda, e próximos á cerca para facilitar o acesso à água, e enquanto aguardam a marcação dos lotes e a divisão dos mesmos.
Mais Destaques >>
Veja mais >>
- Câmara de Castilho debate projetos de combate às arboviroses, energia solar e inclusão social
- Câmara de Castilho realizou 6ª Sessão Ordinária com foco em melhorias para saúde, infraestrutura e esporte
- Vereador João Paulo Araújo solicita instalação de lâmpadas de LED nas praças de Castilho para melhorar iluminação pública