Empresas de telefonia preferem pagar multas, dizem especialistas
Empresas de telefonia preferem pagar multas, dizem especialistas

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As empresas de telefonia preferem pagar as multas aplicadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) a investir na melhoria do atendimento ao consumidor.
A afirmação é do diretor da Secretaria de Fiscalização e Desestatização do TCU (Tribunal de Contas da União), Marcelo Barros, que participou de uma auditoria na Anatel.
Segundo Barros, as multas são muito baixas e demoram a serem aplicadas, já que as companhias podem entrar com diversos recursos. Para ele, as metas que as empresas precisam cumprir estão relacionadas muito mais com a expansão da rede do que com a qualidade do atendimento ao cliente.
Enquanto isso, um teste realizado pelo IBRC (Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente) confirma que os piores serviços de atendimento das empresas de telefonia celular são da Claro e da Oi. Esse foi o resultado também de um levantamento feito pelo Ministério da Justiça e divulgado nesta semana.
O presidente da instituição, Alexandre Diogo, destaca, no entanto, que os problemas também são freqüentes na TIM e na Vivo. Entre as falhas, o IBRC cita o tempo de espera e a qualidade do atendimento.
A BandNews FM recebeu dezenas de reclamações de ouvintes. Marcos Bueno, de São Paulo, assinou um serviço de internet de banda larga há 3 meses. Não recebeu o modem até agora, mas foi cobrado - e só conseguiu solução depois que acionou o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).
Danilo Nogueira, de Curitiba, tentou mudar recentemente de operadora de telefonia celular. Só que não conseguiu receber o chip novo e ficou sem telefone. Diante das queixas recebidas nos Procons de todo o País, o Ministério da Justiça entrou com uma ação contra Oi e Claro pedindo indenização coletiva de R$ 300 milhões por danos morais aos consumidores.
Nesta quinta-feira, o Procon de São Paulo multou 20 empresas por descumprirem as novas regras para o Serviço de Atendimento. As maiores foram contra as empresas de telefonia celular Vivo e Claro: R$ 3,2 milhões cada. A Vivo diz que não concorda com a decisão e vai recorrer.
A afirmação é do diretor da Secretaria de Fiscalização e Desestatização do TCU (Tribunal de Contas da União), Marcelo Barros, que participou de uma auditoria na Anatel.
Segundo Barros, as multas são muito baixas e demoram a serem aplicadas, já que as companhias podem entrar com diversos recursos. Para ele, as metas que as empresas precisam cumprir estão relacionadas muito mais com a expansão da rede do que com a qualidade do atendimento ao cliente.
Enquanto isso, um teste realizado pelo IBRC (Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente) confirma que os piores serviços de atendimento das empresas de telefonia celular são da Claro e da Oi. Esse foi o resultado também de um levantamento feito pelo Ministério da Justiça e divulgado nesta semana.
O presidente da instituição, Alexandre Diogo, destaca, no entanto, que os problemas também são freqüentes na TIM e na Vivo. Entre as falhas, o IBRC cita o tempo de espera e a qualidade do atendimento.
A BandNews FM recebeu dezenas de reclamações de ouvintes. Marcos Bueno, de São Paulo, assinou um serviço de internet de banda larga há 3 meses. Não recebeu o modem até agora, mas foi cobrado - e só conseguiu solução depois que acionou o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).
Danilo Nogueira, de Curitiba, tentou mudar recentemente de operadora de telefonia celular. Só que não conseguiu receber o chip novo e ficou sem telefone. Diante das queixas recebidas nos Procons de todo o País, o Ministério da Justiça entrou com uma ação contra Oi e Claro pedindo indenização coletiva de R$ 300 milhões por danos morais aos consumidores.
Nesta quinta-feira, o Procon de São Paulo multou 20 empresas por descumprirem as novas regras para o Serviço de Atendimento. As maiores foram contra as empresas de telefonia celular Vivo e Claro: R$ 3,2 milhões cada. A Vivo diz que não concorda com a decisão e vai recorrer.