Museu Ferroviário de Araçatuba começa a abrir aos sábados e vai sediar projeto Domingo no Museu
A Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba realizou um evento especial neste sábado (22) para marcar a ampliação do horário de funcionamento do Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues.

Visitante no Museu Ferroviário de Araçatuba - Foto: Divulgação/Prefeitura
Continua após os destaques >>
Agora, os visitantes podem frequentar o espaço aos sábados, das 9h às 17h. Também foi anunciado o projeto Domingo no Museu, que contará com atividades culturais no segundo domingo de cada mês.
O evento deste sábado teve início com uma apresentação de MPB dos músicos Fernando Chade e Otávio Almeida. O servidor e poeta Thiago José de Souza fez a declamação de poesia com o “Poema Transitório”, de Mário Quintana, em homenagem ao Dia Mundial da Poesia, celebrado no dia 21 de fevereiro.
Dona Maria Jacinto, moradora do bairro Amizade, em Araçatuba, foi uma das visitantes deste sábado. "Estou encantada. Aqui eu recordo da minha mocidade. Eu pegava trem na estação aqui pertinho. O museu tá bonito. Vou trazer meus dois netos e bisnetos para conhecerem o que eles não viveram", conta, com saudade, mencionando que veio pela primeira vez ao museu ferroviário.
HISTÓRIA
O livro "Prédios de Araçatuba", financiado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, foi apresentado durante o evento. Idealizado pelos arquitetos e urbanistas Jean Reche e Márcio Fontão, o livro tem o propósito de revelar a história e a evolução da verticalização na cidade. A obra apresenta 14 edifícios construídos entre as décadas de 1940 e 2010, destacando suas particularidades arquitetônicas e o impacto na paisagem urbana.
Com fotografias de Felipe Cuine e desenhos inéditos, o livro não apenas valoriza o patrimônio edificado, mas também convida os cidadãos a refletirem sobre a preservação do passado e o planejamento do futuro da cidade.
Na sequência, fizeram pronunciamentos o prefeito Lucas Zanatta, a vice-prefeita Nice Zucon, a primeira-dama e presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade, Priscila Zanatta, a secretária de Cultura, Vanessa Manarelli, e a diretora do Departamento de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, Manuella Boreggio Costa dos Santos. O encerramento ficou por conta da Banda Municipal Bruno Zago.
DOMINGO NO MUSEU
A partir do dia 9 de março, e sempre no segundo domingo do mês, o Museu Ferroviário estará aberto, oferecendo oficinas formativas, apresentações culturais e atividades interativas voltadas a pessoas de todas as idades.
"A proposta de abertura do Museu Ferroviário inclui atividades interativas e são pensadas para que as pessoas frequentem o museu como mais uma opção de lazer. Acreditamos que essas experiências contribuirão para a formação de memórias positivas e duradouras. Nossa expectativa é que este espaço se torne cada vez mais vivo e pulsante", finaliza a secretária de Cultura, Vanessa Manarelli.
A programação aos domingos será divulgada junto à agenda cultural de cada mês, e os eventos terão início sempre às 9h.