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Essa movimentação representa um marco importante para o agronegócio brasileiro e a logística de transporte de cargas.
Os novos equipamentos serão destinados ao transporte de cargas do agronegócio nacional, com foco em produtos exportados pelo sistema portuário de São Luís (MA) para diversos destinos ao redor do mundo. O investimento total nessa iniciativa é de impressionantes R$ 200 milhões, demonstrando o compromisso da VLI em aprimorar a infraestrutura logística do país.
Fábio Marchiori, diretor de Finanças, Supply Chain e Serviços da VLI, comentou sobre a relevância dessa aquisição: "A aquisição desse novo lote de materiais rodantes atende à demanda do agronegócio brasileiro e à geração de capacidade para o transporte de outros insumos que movimentamos no tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul, como celulose, combustíveis e fertilizantes."
Os vagões Hopper HTT, fabricados pela Greenbrier Maxion em Hortolândia (SP), estão programados para serem entregues ainda neste ano. Eles são especialmente projetados para o transporte eficiente de grãos e produtos agrícolas, o que é vital para o setor de agronegócio do Brasil. Além disso, a aquisição das locomotivas modelo ES43BBi junto à Wabtec, fabricante localizada em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), é uma estratégia inteligente para melhorar a capacidade de tração da frota.
A previsão de entrega das locomotivas é até dezembro de 2024, o que significa que a VLI está comprometida a aprimorar suas operações e apoiar o setor agroexportador brasileiro a longo prazo.
Essa iniciativa não apenas fortalece a infraestrutura de transporte ferroviário do Brasil, mas também contribui para a eficiência e sustentabilidade do agronegócio. O transporte ferroviário é uma alternativa mais econômica e ambientalmente amigável em comparação com outras modalidades, como o transporte rodoviário. Isso se alinha com os esforços do país para reduzir sua pegada de carbono e promover práticas sustentáveis.
Em resumo, o investimento de R$ 200 milhões da VLI na expansão da Ferrovia Norte-Sul é uma notícia extremamente positiva para o agronegócio brasileiro e para o setor de logística como um todo. Essa iniciativa não apenas impulsiona a capacidade de transporte, mas também reforça o compromisso da VLI em apoiar o crescimento econômico do Brasil e promover práticas de transporte mais sustentáveis.
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