Continua após os destaques >>
A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, em parceria com a Fundação Educacional de Andradina, irá realizar no dia 17 de junho uma feira de sementes crioulas na quadra da FEA. De acordo com a secretária da pasta, Leila Rodrigues, esta é mais uma oportunidade para a troca de experiências e sementes, além de promover a disseminação dessa filosofia de cultivo.
"É importante estimular o plantio e a disseminação das culturas agrícolas crioulas, que são práticas adotadas para obter produtos sem modificação genética", afirmou. As sementes crioulas são aquelas que não passaram por modificações genéticas por meio de técnicas científicas de melhoramento genético, como a transgenia. O objetivo é utilizá-las para auxiliar os assentados em sua subsistência, viabilizando a produção de seu próprio alimento e a comercialização de excedentes, proporcionando uma alternativa para geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares.
O programa "Sementes Crioulas" teve origem em um estudo de extensão acadêmica, evoluiu e se tornou prática na região, beneficiando centenas de famílias assentadas e atualmente servindo de base para um modelo agrícola diversificado e uma forma de manutenção do autoconsumo dessas famílias. As sementes são economicamente viáveis, pois podem ser cultivadas com menor quantidade de insumos externos e apresentam melhor adaptação ao ambiente em que são plantadas.
Somente em Andradina, há 622 famílias assentadas, distribuídas nos assentamentos Josué de Castro, Belo Monte, Arizona, Primavera e Timboré. Para essas famílias, o programa proporciona geração de renda, segurança alimentar e nutricional.
Durante a feira, também haverá comercialização de produtos artesanais, troca de sementes crioulas, mudas de árvores, ervas e demais atividades relacionadas ao cultivo e preservação dessas sementes tradicionais.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram