Continua após os destaques >>
A prefeita Tamiko Inoue garantiu a adesão de Andradina a mais um importante serviço voltado para a prevenção da saúde da mulher, nesta sexta-feira (14), na cidade de Barretos.
Tamiko coloca o município no programa de prevenção do câncer de colo de útero desenvolvido pelo Hospital do Câncer. A prefeita foi recebida pelo coordenador do programa, o biomédico Marcelo Almeida, e estava acompanhada do secretário de Saúde e Higiene Pública, Marcelo Gimenez, do coordenador de Saúde, Demilson Cordeiro da Silva, e do Ouvidor Público, Eduardo Hara.
“A saúde é uma das nossas prioridades, especialmente na sua prevenção e humanização”, comenta Tamiko explicando que Andradina terá a meta de realizar 5 mil exames papanicolau anualmente.
Gimenez destaca que Andradina há seis meses vinha participando da fase inicial do projeto que possibilitou uma avaliação positiva por parte do Hospital quanto a capacidade de Andradina em cumprir as exigências do programa.
Ele explica que material coletado para a realização dos exames serão encaminhados ao setor de patologia do HC de Barretos e, caso sejam constatadas pequenas alterações, a paciente será encaminhada direto ao hospital onde passará por consulta médica e tratamento caso seja necessário. “Os resultados saem rápido com o suporte do HC que é referência internacional no tratamento da doença”, comenta Gimenez.
Andradina está agora entre a 106 cidades do país que mantém a parceria com o Hospital. Nesta sexta-feira também participaram as cidades de Nova Independência, Itapura e Murutinga do Sul.
Segundo explica Demilson o próximo passo é Andradina atingir
o próximo nível do programa, que envolve uma nova tecnologia, que é um método
mais avançado do que o tradicional que permite uma maior precisão no
diagnóstico do câncer do colo do útero.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram