Tamiko e Jamil representam região em assembleia da Federação Nipo-Brasileira da Noroeste

Tamiko e Jamil representam região em assembleia da Federação Nipo-Brasileira da Noroeste

Tamiko e Jamil durante a 59ª Assembleia Geral da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, na cidade de Araçatuba. Foto: Divulgação/Prefeitura
Tamiko e Jamil durante a 59ª Assembleia Geral da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, na cidade de Araçatuba. Foto: Divulgação/Prefeitura

Foi realizada na manhã deste domingo (12), a 59ª Assembleia Geral da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste, na cidade de Araçatuba.

Contando com 34 associações de Bauru a Três Lagoas, a reunião teve a presença do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, além de representantes da Sociedade Brasileira de Cultura, dos vice-presidentes Dr. Roberto Nishio e Tomio Katuragawa, e do presidente da Federação, Shinichi Yassunaga.

A abertura do encontro contou também com a presença do prefeito anfitrião, Dilador Borges, e a mesa foi composta pela prefeita de Andradina, Tamiko Inoue, pelo prefeito de Guaraçaí, Nelson  Tanaka, pelo vice-prefeito de Pereira Barreto, Paulo  Yamamoto, pelo assessor de assuntos estratégicos e ex-prefeito, Jamil Ono, entre outras autoridades. Ainda participaram o vereador Makoto Izumi e o vereador licenciado e atual secretário de Governo, Márcio Arai.

Durante a assembleia foi discutida na ordem do dia o relatório financeiro e prestação de contas de 2016 e o planejamento das atividades de 2017. O encontro contou ainda com uma palestra do Cônsul Takahiro.

Outro ponto alto do encontro foram às discussões sobre a comemoração dos 110 anos, sendo que a região noroeste do estado é considerado o berço da imigração brasileira. Na oportunidade foi feita a gestão ao Cônsul para a vinda do imperador do Japão para a região durante as comemorações.

Na assembleia foi colocado em pauta e aprovado para integrar o conselho deliberativo da Federação os nomes de Jamil e de Masao Shirozaki. O ex-prefeito Jamil já foi presidente da AACEA (Associação Assistencial Cultural e Esportiva de Andradina), e ocupou o cargo de vice-presidente da Federação e presidente da 3ª Região, antes de se tornar prefeito de Andradina.

“Agradeço a comunidade nipo-brasileira ao me colocar como conselheiro permanente. É mais uma oportunidade de participar de maneira bastante ativa e dar continuidade aos passos a serem dados  para da colônia no desenvolvimento regional”, comentou Jamil destacando o momento de grande participação japonesa na política e nos diversos setores.

A prefeita Tamiko ressaltou a importância de manter a tradição e a cultura nipônica. “As características japonesas, como honestidade, moral, dedicação e empenho são muito importantes para nossa sociedade”, explica Tamiko comentando da relevância da participação das mulheres nikkei na comunidade. 

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close