Governo de Andradina implanta controle biológico da larva do Aedes com camarões

O Governo de Andradina através do Centro de Controle de Endemias ligado a Secretaria de Saúde e Higiene Pública iniciou uma nova alternativa de combate ao mosquito Aedes aegypti

Córregos do munícipio estão recebendo camarões que são predadores naturais da larva do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Foto: Divulgação/Prefeitura
Córregos do munícipio estão recebendo camarões que são predadores naturais da larva do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Foto: Divulgação/Prefeitura

O Governo de Andradina através do Centro de Controle de Endemias ligado a Secretaria de Saúde e Higiene Pública iniciou uma nova alternativa de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Foram escolhidos quatro pontos do munícipio para receber camarões predadores naturais da larva do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus depois de estudo apresentado pelo andradinense e médico veterinário Dr. Wilian Marinho Dourado Coelho.

O prefeito Jamil Ono (PT) e o vice-prefeito Dr. Charles Kobayashi (PSD) acompanharam a soltura dos camarões em um córrego na manhã desta terça-feira (08) na rua Gean Bernardes próximo a rua Itália. Os outros pontos foram na rua Paulo Marin (próximo ao CSU), na rua Antônio Modesto Filho (próximo ao campo do Guarani), e na Rua Sebastião Arantes (próximo ao aeroporto).

O prefeito Jamil destacou que é muito importante novas alternativas no combate ao Aedes neste tipo de controle biológico, como os que já vêm sendo feito como a plantação de crotalárias em espaços públicos.

 “A mobilização a favor do combate ao Aedes será sempre bem vinda e com novas possibilidades que são apresentadas podemos utilizar, verificar a eficiência em nosso caso específico e depois tornar uma prática”, comentou o prefeito.

Entre as espécies de camarões utilizadas estão o macrobrachium brasiliense, macrobrachium pantanalense e a macrobrachium amazonicum. “A nossa luta tem sido constante contra esse mosquito, então todas as opções são válidas, ainda mais quando elas têm bases em estudos”, citou Dr. Charles.

A ideia tem o apoio do vereador Marcelo Gimenez (PCdoB) que também ressaltou a iniciativa. “Temos que realizar o combate ao mosquito de todas as formas, já que envolve a saúde de todos os andradinenses”, comentou o vereador.

“A utilização dos métodos como o camarão tem comprovação e eficácia testada, no entanto não substitui a eliminação dos focos do criador do mosquito, que devem ser feitas, por exemplo, no quintal das casas”, lembrou Willian.

Participaram o secretário de Turismo e chefe da Defesa Civil, Júlio Cesar Souza, a secretária-adjunta de Saúde, Adriana Previato e José Mario Dias, que tem coordenado a campanha “Andradina contra a Dengue”.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade