Jamil parabeniza aluno do Cursinho Diferencial que passou em três universidades federais

O prefeito Jamil Ono (PT) recepcionou mais um jovem andradinense que teve um dos seus sonhos concretizados ao ingressar em uma universidade federal depois de participar de uma das políticas públicas voltadas para a Educação do Governo de Andradina

Jamil recepciona jovem Bruno Barbosa, aluno do Cursinho Diferencial em parceria com a Unesp de Ilha Solteira, que passou nos mais concorridos vestibulares do país. Foto: Divulgação/Prefeitura
Jamil recepciona jovem Bruno Barbosa, aluno do Cursinho Diferencial em parceria com a Unesp de Ilha Solteira, que passou nos mais concorridos vestibulares do país. Foto: Divulgação/Prefeitura

O prefeito Jamil Ono (PT) recepcionou mais um jovem andradinense que teve um dos seus sonhos concretizados ao ingressar em uma universidade federal depois de participar de uma das políticas públicas voltadas para a Educação do Governo de Andradina.

Bruno Vinicius de Almeida Barbosa, de 17 anos, foi aluno do Cursinho Diferencial que é uma parceria do Governo de Andradina através da SME (Secretaria Municipal de Educação) com a Unesp. E foi justamente no vestibular da Unesp, um dos mais concorridos do país, que Bruno conseguiu sua vaga e vai cursar Engenharia, no campus de Ilha Solteira. 

Feliz, Jamil destaca o resultado prático de mais uma ação que vem promovendo a democratização da educação, já que o cursinho é oferecido gratuitamente e vem mudando a vida de muitos alunos desde que foi instalado em 2013.

“Essa parceria com a Unesp oferece acesso às aulas preparatórias de alto nível  que possibilitam o ingresso nas melhores faculdades e é essencialmente destinada aos nossos jovens que cursaram o ensino médio em escolas públicas. A educação é prioridade e fator de transformação de vidas como a do jovem Bruno”, destaca Jamil.

O cursinho é ministrado por alunos da Unesp enquanto o Governo de Andradina arca com os custos do transporte e do material apostilado.

A proposta do Cursinho foi sancionada pelo prefeito Jamil e teve o apoio da Câmara através de indicação do vereador Marcelo Gimenez (PCdoB) que também se mostrava contente com mais esse ingresso na universidade. “Este é um exemplo de que políticas públicas com seriedade, os resultados acontecem”, destacou Gimenez.

Bruno explica que o método do cursinho foi essencial não só para sua aprovação na Unesp, como também na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados - Engenharia Civil), na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Enfermagem), na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba – Odonto) e na Unip (Universidade Paulista – Odonto).

“Eu gostei muito do Cursinho, pois além do conteúdo objetivo, os professores auxiliam em outras áreas, se tornam amigos. Como são alunos da Unesp eles nos passam também as suas experiências de vida”, comentou o aprovado.

Bruno estava acompanhado do avô, José Feliciano de Almeida, que é morador do parque São Gabriel há quase 50 anos e de sua mãe Silvana Rosa de Almeida que não escondiam o orgulho pela conquista. “O cursinho do Governo de Andradina ajudou muito e foi fator determinante para aprovação de meu filho”, comentou Silvana.

O vice-prefeito Dr. Charles Kobayashi (PSD) ressaltou a conquista de Bruno e o importante passo oferecido com aulas do cursinho para a vida acadêmica e carreira. “O cursinho é de qualidade e uma ótima oportunidade, claro que o esforço individual é essencial para o acesso às universidades, como foi o caso do jovem Bruno”, falou Dr. Charles, incentivando que os alunos que ingressaram este ano aproveitem ao máximo os estudos.

Hoje estão sendo ministradas aulas a 160 alunos que ingressaram no cursinho através de processo seletivo, sendo um dos pré-requisitos ter concluído ou estar cursando o 3º Ano do Ensino Médio em escolas da rede pública. Alunos de escolas particulares só podem participar no processo mediante comprovação de bolsa, de no mínimo, 50% de desconto.

Participou também da reunião o coordenado de Planejamento, Marcio Arai, a chefe de gabinete, Denise Aparecida Silva, a assessora, Keila Cristina Vianna dos Santos, e o chefe da Divisão de Transporte da Saúde, Nelson Magalhães Ramos.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade