Governo de Andradina tem volta as aulas com grade curricular especial

O Governo de Andradina através da Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou nesta segunda-feira (15) o ano letivo para cerca de 4,8 mil pertencentes à Rede Municipal de Ensino

Além de recepção especial grade curricular para as escolas integrais tem oficinas de desenvolvimento infantil como khan academy, brincadeiras e cantigas populares e xadrez . Foto: Divulgação/Prefeitura
Além de recepção especial grade curricular para as escolas integrais tem oficinas de desenvolvimento infantil como khan academy, brincadeiras e cantigas populares e xadrez . Foto: Divulgação/Prefeitura

O Governo de Andradina através da Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou nesta segunda-feira (15) o ano letivo para cerca de 4,8 mil pertencentes à Rede Municipal de Ensino.  

Nesta semana foi preparado um esquema especial para a recepção das crianças andradinenses, o que envolve desde alimentação atividades de interação que facilitam o processo de adaptação.

A SME, preocupada com o bem estar das crianças, organizou junto a sua equipe uma grande acolhida com o objetivo de integrar os alunos novos e receber bem os antigos, sendo também uma estratégia adotada pelo prefeito Jamil Ono (PT) como forma de oferecer um ensino ainda com mais qualidade.  

“Alunos novos chegam e os que já estudavam na unidade no ano anterior são reorganizados em outras turmas, com colegas e professores diferentes, por isso esta frente de recepção é necessária, especialmente aos que estão tendo contato com a escola pela primeira vez”, explica a secretária da SME, Tamiko Inoue.

Tamiko ressalta que é fundamental nos primeiros dias criar um ambiente de receptividade, em que cada um se sinta pertencente ao espaço escolar.  Em Andradina são 30 unidades entre EMEFs (Escola Municipal de Ensino Fundamental), EMEIs (Escola Municipal de Educação Infantil) e CEIs (Centro de Educação Infantil).

O secretário-adjunto da SME comenta que cada etapa da criança tem uma estratégia adotada como a exposição de mensagens de boas-vindas nas paredes, a apresentação da escola aos novatos e as dinâmicas que o professor faz em classe.

 "A volta às aulas foi preparada de acordo com o segmento em que estão os alunos. Todo ano, a SME junto com sua equipe escolar define atividades diferenciadas para receber as crianças que chegam para cursar Ensino Fundamental. O mesmo ocorre para a Educação Infantil. Com os pequenos das creches, a adaptação é sempre bem planejada para que a escola não seja vista como um ambiente hostil”, destaca Senise, lembrando que as creches mantém atendimento mesmo durante as férias.

O Governo de Andradina também oferece uma grade curricular diferenciada para os alunos das escolas integrais, no período essencial para o desenvolvimento do aluno. São oficina de leitura e produção de texto, oficina de brincadeiras e cantigas populares oficina de experiências matemáticas, oficina de temas transversais, oficina Khan Academy, arte e cultura, oficina de iniciação desportiva, oficina de recreação e oficina de xadrez.

“A estrutura desse modelo de escola integral conta com salas temáticas e atividades que ajudam ainda mais no desenvolvimento do aluno nas diversas áreas de ensino”, comenta a coordenadora geral da SME, Regiane Sobral.

Um exemplo é a oficina que tem o objetivo foi resgate das brincadeiras e cantigas populares no contexto escolar. As brincadeiras e rodas cantadas são manifestações coletivas elaboradas a partir da cultura popular.

Os temas transversais priorizam a ética e os valores humanos bem como a cultura geral e regional e questões sociais. Classificam-se em ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural, temas locais.

Outro projeto de destaque é o Khan Academy que é uma iniciativa da Fundação Lemann, unindo tecnologia educação, trazendo o ensino gratuito para qualquer pessoa em qualquer lugar. Possui uma plataforma digital que conta com metodologia específica para o ensino de matemática por meio da tecnologia, utilizando vídeo aulas via web fundamentada em práticas significativas para os alunos dos 3º, 4º e 5º anos.

Ressalto também a oficina de xadrez, importante para desenvolvimento pessoal da criança, comenta a coordenadora. “Os alunos participam de competições da SME o que colabora para o avanço da criatividade e da autoestima do aluno e no progresso da aprendizagem”, finaliza Regiane. 

Outro destaque deste ano para os alunos de todas as escolas do ensino fundamental e educação infantil é a adoção de um material apostilado diferenciado para as aulas de inglês, que incluem inclusive interação com o ambiente municipal e conteúdo de acordo com as faixas etárias.


Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade