Governo de Andradina realizou o “Projeto Fala Garoto” com alunos do Álvaro Guião

O Governo de Andradina através da Secretaria de Políticas sobre Drogas realizou o “Projeto Fala Garoto” com alunos do 6º ano da Escola Estadual Doutor Álvaro Guião

Projeto piloto da Secretaria de Políticas sobre Drogas com alunos do 6º ano teve orientações e dinâmicas sobre malefícios do uso de entorpecentes. Foto: Divulgação/Prefeitura
Projeto piloto da Secretaria de Políticas sobre Drogas com alunos do 6º ano teve orientações e dinâmicas sobre malefícios do uso de entorpecentes. Foto: Divulgação/Prefeitura

O Governo de Andradina através da Secretaria de Políticas sobre Drogas realizou o “Projeto Fala Garoto” com alunos do 6º ano da Escola Estadual Doutor Álvaro Guião que consiste em formar jovens cidadãos cientes das suas responsabilidades e garantindo-lhes saberes sobre malefícios do uso de entorpecentes.

A secretária da Pasta, Jane Martins dos Santos, explica que este foi um projeto piloto e vai ser ampliado para várias redes de ensino que atuam no município. “O projeto nasceu da necessidade de ouvir cada aluno e suas particularidades, como os bairros que eles moram, as escolas, os esporte, músicas que gostam, e assim ter um panorama do olhar deles no meio que vivem”, explica Jane.

A metodologia usada visa à integração temática, de forma que as crianças e adolescente não sejam só ouvintes, mas sim partes integrantes e fundamentais para que sejam multiplicadores. “É Importante termos jovens conscientes e saudáveis no futuro e com a autonomia sobre suas escolhas”, explica Jane.

A Secretária teve o apoio da Diretoria Regional de Ensino e no projeto no Álvaro Guião, com a mediadora da escola Erica Florêncio Zanini, foi montada uma sala ambiente de discussões, apresentações de filmes, dinâmicas e da responsabilidade que os jovens do sexto ano terão com os novos alunos em 2016, que virão das quinta séries das escolas municipais.

“Um exemplo é a dinâmica onde são jogadas bexigas no ar, com todos os sonhos dos adolescentes, não podendo deixar cair no chão, e nem a do amigo, incentivando também a responsabilidade com outro”, destaca Jane.

Houve também a produção de frases pelos alunos sobre o tema, com a escolha de uma: “O mundo depende de nós....não deixe as drogas tomar conta de você". A frase será exposta em local público. “É uma forma de fomentar a participação e para que eles vejam os resultados de seu trabalho”, finalizou Jane.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade