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Cerca de 700 alunos do 2º ano do ensino fundamental do
Governo de Andradina participaram nesta terça-feira (10), da Provinha Brasil,
avaliação anual que mede o nível de alfabetização e desempenho em matemática
alcançado nos dois primeiros anos curriculares.
Promovida em todo País pelo Ministério da Educação, a prova
é aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), e é dirigida aos alunos
que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de
alfabetização.
“A aplicação em períodos distintos possibilita a realização
de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na
aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.
Os resultados são apontados de modo geral, mas também individualmente para cada
aluno, com reflexos em sala de aula para os alunos e com professores cada vez
mais engajados”, explica a secretária da SME (Secretaria Municipal de Educação),
Tamiko Inoue.
Esta é a segunda etapa do teste, e teve 20 questões de
leitura e 20 de matemática. A avaliação diagnóstica visa investigar o
desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em
Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças.
“A prova é um indicativo do desempenho de aprendizagem dos
nossos alunos. O resultado da Provinha Brasil, assim como as sondagens
realizadas em sala de aula, nos auxiliam no monitoramento de conteúdos e
auxilia o trabalho para que possamos concretizar as ações que vem melhorando a
cada ano a qualidade do ensino na rede municipal”, comenta a coordenadora Geral
da SME, Regiane Moreira Sobral.
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