Continua após os destaques >>
O prefeito de Andradina, Jamil Ono (PT) acompanhado da sua esposa Márcia Norie Ueda Ono, estiveram entre as principais autoridades que recepcionaram o príncipe do Japão, Akishino e a princesa Kiko, em cerimônia realizada na noite de quinta-feira (29), no Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes.
O príncipe Akishino é o segundo na linha de sucessão do trono e a sua visita faz parte dos 120 anos do tratado de amizade entre Brasil e Japão, que estabeleceu as relações diplomáticas bilaterais.
A última recepção brasileira à família imperial havia acontecido em 2008, e o prefeito Jamil fez questão de participar desta cerimônia porque estava no Japão, fazendo a pós-graduação em Literatura Japonesa, entre os anos do calendário cristão 1988/89, quando aconteceu a mudança da era Showa, depois da morte do imperador Hirohito, para a atual era Heisei, do imperador Akihito, que é pai do príncipe Akishino.
Além do governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB) e sua espoa Lú Alckmin, que foram os anfitriões, entre as principais autoridades estavam a presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, Harumi Goya, que congrega sobre todas as associações nipo-brasileira do País, e o diretor-presidente na Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Yoshiharu Kikuchi.
Acompanhado do coordenador municipal de Habitação, Eduardo Hara, e do assessor, Sérgio Massayoshi Kubo, também representando o Governo de Andradina, Jamil somou para que a região administrativa de Andradina fosse a mais representada na cerimônia, com os também prefeitos nisseis Mário Yamashita (Lavínia), Marcos Higushi (Valparaíso) e Ernaldo Enomoto (Pereira Barreto).
Durante o evento o prefeito Jamil também se encontrou com o Don Júlio Akamine, o primeiro Nipo-brasileiro nomeado bispo no Brasil, responsável pela Região Episcopal Lapa. Também esteve com o general de Brigada, Riyuzo Ikeda; com o tenente-brigadeiro do ar, Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, e entre os destaques políticos os deputados federais Walter Ihoshi (PSD), Willian Woo (PV), e a Keiko Ota (PSB).
Toda a organização do evento foi realizada pelo Governo do Estado com a participação especial do Consulado Geral do Japão em São Paulo, liderado pelo cônsul Takahiro Nakamae.
“É sempre uma grande satisfação fazer parte de um evento deste como prefeito de Andradina, pois são momentos históricos e importantes para o Brasil, que é o país com a maior comunidade japonesa fora do Japão, 1,9 milhões de pessoas, em uma relação de amizade e comércio que só tem a tendência de aumentar e melhorar cada vez mais”, comentou o prefeito Jamil.
A primeira-dama, Márcia Ono, destacou o encontro com a princesa Kiko como uma das experiências marcantes do evento e da sua vida.
“A elegância, o bonito quimono e a simpatia demonstraram o quanto podemos aprender com uma realeza como a princesa Kiko, pois nada tira a sua humildade de atender a todos com harmonia e paciência. A atenção a cada um, principalmente aos idosos, é uma postura de quem realmente nasceu para liderar” comentou Márcia.
O coordenador municipal de Habitação também enalteceu o contentamento pessoal e profissional por fazer parte da equipe do Governo de Andradina em recepcionar o casal imperial do Japão.
“A presença nestes eventos é importante e marcante, pois é representar a população andradinense em um momento ímpar para o Brasil, que tem na relação com o Japão uma das principais parcerias econômicas” relatou Eduardo Hara.
A visita do casal imperial ao Brasil vai durar 11 dias. Ao todo 10 cidades serão visitadas, entre elas Curitiba, Londrina, Campo Grande, Belém, Rio de Janeiro e Brasília. Em Brasília, o casal participa de cerimônia no Congresso Nacional para celebrar os 120 anos de amizade entre os países e fará uma visita de cortesia à presidente Dilma Rousseff (PT).
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram