Políticas públicas do Governo Andradina fazem cidade liderar geração de emprego na região

A cidade de Andradina vem sendo destaque na geração de empregos e liderando a criação de postos de trabalho no ano de 2015 entre as principais cidades da região noroeste do Estado. Tudo isto graças ao desenvolvimento econômico, social e político gerado pelo Governo de Andradina nos últimos anos

Thiago Costa recentemente contratado em Andradina, a única cidade da região administrativa de Araçatuba com mais de 10 mil habitantes a ter saldo positivo de emprego no ano . Foto: Divulgação/Prefeitura
Thiago Costa recentemente contratado em Andradina, a única cidade da região administrativa de Araçatuba com mais de 10 mil habitantes a ter saldo positivo de emprego no ano . Foto: Divulgação/Prefeitura

A cidade de Andradina vem sendo destaque na geração de empregos e liderando a criação de postos de trabalho no ano de 2015 entre as principais cidades da região noroeste do Estado. Tudo isto graças ao desenvolvimento econômico, social e político gerado pelo Governo de Andradina nos últimos anos.

Apesar de o cenário econômico estar em um momento de turbulência, o planejamento dos recursos públicos efetuado pelo Governo de Andradina, aliado ao investimento social, na qualificação profissional e também pela infraestrutura que atraiu investimentos nos últimos anos, garantiu a geração de 631 postos de trabalho de janeiro a agosto deste ano.

O prefeito Jamil Ono (PT) destacou os resultados mostrados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, onde Andradina aparece como a única cidade da região administrativa de Araçatuba com mais de 10 mil habitantes a ter saldo positivo de emprego em 2015, como o resultado de que a política de desenvolvimento implantada para a retomada do crescimento está no caminho.

“Uma administração saudável dos recursos públicos nos últimos anos vem garantindo que mesmo diante de uma retração da economia, a cidade Andradina está conseguindo manter o crescimento econômico e a geração de emprego, e isso gera a confiança dos empreendedores que acreditam no desenvolvimento da cidade”, comenta Jamil.

São seis meses consecutivos de geração de emprego. Só em agosto houve a criação de 131 postos de trabalhos, que coloca Andradina na 31º posição no ranking entre as 370 cidades paulista com mais de 10 mil habitantes. O saldo positivo coloca a cidade entre as que se destacam no Estado que neste ano perdeu quase 17 mil postos de trabalho.

O secretário da SDEER (Secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda), Hugo Zamboni, explica que o modelo de gestão pública do Governo de Andradina prioriza ações positivas no estímulo à economia municipal através de políticas para abertura e expansão de empreendimentos, como por exemplo, os projetos dos Parques Empresariais, tanto na sua edição I e II.

 “Os parque empresariais permitem que empresas de fora venham para a cidade e busquem um espaço adequado para as suas instalações, além de favorecer o crescimento dos empreendimentos locais”, destaca Zamboni.

Outro ponto de destaque no desenvolvimento de Andradina é a criação de medidas que incentivam o empreendedorismo como a Lei Geral que decorreu ao Prodesan (Programa de Desenvolvimento Sustentável de Andradina), feito que deu ao prefeito Jamil o título de Prefeito Empreendedor pelo terceiro ano consecutivo conforme avaliação do Sebrae. “O Prodesan possibilita através de incentivos fiscais que as empresas cresçam de maneira sustentável a partir da criação de emprego, ou seja, quanto mais vagas geram, mais benefícios têm”, relata o vice-presidente do Prodesan, Norival Nunes.

Outro ponto trabalhado pelo Governo de Andradina para estimular a geração de emprego é a gestão das vagas oferecidas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) com a qualificação técnica do candidato.

É o que aconteceu com Thiago Ferreira da Costa, que conseguiu recentemente o trabalho de supervisor de transporte em uma empresa local.

“Sempre que procurei o PAT encontrei o apoio que precisava para retornar ao mercado de trabalho”, comentou Thiago, que agradeceu à atenção da diretora técnica do PAT, Aparecida do Nascimento Lousado e do Governo de Andradina através do secretário de Fazenda, Planejamento e Gestão, José Henrique Pastorelli e da assessora Merice Fernanda Almeida.

O Governo de Andradina também oferece o Espaço do Empreendedor, que reúne o Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor, e Banco do Povo Paulista (BBP) e a SDEER com atendimento especializado a quem quer abrir ou expandir o negócio.

Qualificação - Outro projeto que coloca o município em destaque é o Núcleo de Iniciação Profissional do Governo de Andradina que oferece cursos de inserção ao mercado de trabalho com parcerias com institutos e empresas, chegando a atingir a marca de 100% de empregabilidade para os inscritos.

Pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda o Governo de Andradina vem identificando a oportunidade de fortalecimento do elo entre empregadores e empregados, no projeto chamado “Emprega Andradina”.

“Ainda em fase de formatação, esta agência buscará a construção de um cadastro municipal dos cidadãos desempregados e a partir da sua qualificação profissional promover a empregabilidade em uma gestão estratégica destes dados. Às pessoas identificadas com pouca qualificação estaremos direcionando a cursos que melhore às chances dela no mercado de trabalho”, finaliza Zamboni.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade