Continua após os destaques >>
No Dia da Micro e Pequena Empresa, lembrado hoje (5), o
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) chama a
atenção para a campanha que incentiva os consumidores a comprar produtos e
serviços de pequenos negócios. Segundo a entidade, esse tipo de empreendimento
responde por 27% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e riquezas
produzidos em um país) e por 52% do total de empregos com carteira assinada.
O Movimento Compre do Pequeno foi lançado em agosto e
lista razões como a facilidade de acesso e o desenvolvimento econômico regional
para incentivar o negócio. A ação inclui o site http://www.compredopequeno.com.br,
que tem mais de 160 mil empresas cadastradas.
“Com o pequeno, você tem a possibilidade de fazer uma compra
mais customizada”, afirma o gerente de atendimento do Sebrae, Enio Pinto. “Os
donos dos pequenos negócios chamam você pelo nome, conhecem seus hábitos de
consumo. A possibilidade de trazer satisfação é maior do que o das grandes
corporações, porque os pequenos estão inseridos no dia a dia do bairro”,
acrescenta.
O empresário Alexandre Batista Leite é dono de uma farmácia
em Brasília há dez anos. Ele aponta a proximidade com os clientes como o
principal diferencial dos pequenos e médios empresários. “Eu atendo principalmente
os moradores da vizinhança. Sei o nome de todos, os remédios que eles precisam.
A gente conversa, fala sobre futebol. Isso só os pequenos proporcionam.”
Para o aposentado João dos Reis, a relação de confiança
entre empresários e clientes o fez escolher os pequenos negócios. “Aqui na
farmácia do Alexandre eu posso, por exemplo, comprar e só pagar depois. E ele
sabe do que eu preciso, deixa os produtos em casa sem cobrar nada.”
De acordo com o Sebrae, atualmente, o Brasil tem 10,3
milhões de micro e pequenas empresas no Supersimples. A maioria fica na Região
Sudeste (50%), seguida do Nordeste (19%), Sul (18%), Centro-Oeste (8%) e Norte
(5%).
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram