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As vendas de livros no varejo em todo o país voltaram a
apresentar pequeno crescimento entre os dias 10 de agosto e 6 de setembro, em
comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados divulgados
hoje (28) pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), o aumento foi
0,8% em volume e 2,2% em valor, alcançando um total de R$ 112,6 milhões.
Pelo índice medido anteriormente, correspondente às quatro
semanas entre 13 de julho e 9 de agosto, as vendas em livrarias e supermercados
tinham apresentado pela primeira vez no ano resultado negativo, com uma queda
de 5,5% em volume e em 3,1% no faturamento, em comparação com o mesmo período
de 2014.
No acumulado do ano, os dados do Painel das Vendas de Livros
no Brasil mostram, até o início de setembro, aumento de 5,94% em volume e de
5,62% no faturamento, no confronto com idêntico período do ano passado. De
acordo com o Snel, os números do faturamento levam em conta as políticas de
descontos em relação ao preço de capa, praticadas pelas redes varejistas.
“Vamos aguardar os números do próximo painel para ver se os
lançamentos da Bienal do Livro do Rio tiveram o impacto esperado no mercado”,
comentou o presidente do Snel, Marcos da Veiga Pereira. Ele disse que espera
fechar o ano com um crescimento de 6% na receita da indústria editorial
brasileira.
Divulgado a cada quatro semanas pelo Snel, o Painel das
Vendas de Livros no Brasil foi criado com o objetivo de dar maior transparência
ao desempenho do setor. Os números têm como base o BookScan, serviço de
monitoramento de vendas de livros, presente em dez países, entre eles o Brasil.
Os dados são coletados diretamente do caixa das livrarias, do e-commerce e
de outros varejistas.
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