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O Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio
Teixeira (Inep) divulgou hoje (5) as notas preliminares do Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem) de 2014 por escola. Segundo o Inep, se consideradas as
instituições de grande porte (com mais de 90 alunos que fizeram o Enem), onde
mais de 80% dos alunos que também fizeram o exame cursaram todo o ensino médio
(alto índice de permanência) e têm estudantes de nível socioeconômico baixo ou
muito baixo, as dez mais bem colocadas escolas públicas do ensino médio estão
no Nordeste.
Ao todo, 15.640 instituições de ensino tiveram as notas
divulgadas, nas quais 1.295.954 estudantes fizeram o Enem.
A Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco
de Lima, de Mauriti, no Ceará, está no topo da lista, entretanto o Inep destaca
o recorte em que essa lista foi feita.
Segundo o ministro da Educação, Renato Janine, o Inep está
propondo pela primeira vezrankings alternativos à listagem pelas maiores
notas. “A primeira da lista não é necessariamente melhor, porque existem
fatores externos que podem determinar isso. E, do ponto de vista da prestação
de serviço, se você quer mostrar às famílias qual a melhor escola para o seu
filho, às vezes, a primeira da lista pode ser muito pequena e não ter vaga, ou
ter uma política restrita de aceitação de alunos. Então, não é uma informação
de serviço muito boa. Queremos aproximar o resultado do mundo real e ver a
contribuição efetiva das escolas”, disse.
Janine explicou que o Ministério da Educação está
valorizando três fatores nessa lista. O primeiro é o porte das escolas. “Elas
têm geralmente uma nota menor porque lidam com uma complexidade de alunos, que
é o mundo real. A escola grande prepara melhor o aluno para o mundo real, mesmo
que ela pontue abaixo. Não podemos ignorar que uma escola pequena facilita o
trabalho do professor, mas também forma um aluno menos apto a lidar com a
complexidade crescente do mundo atual”, disse o ministro.
O Inep divide as escolas de um a 30 alunos, de 31 a 60
alunos, de 61 a 90 alunos e com mais de 90 alunos.
O segundo fator determinante é o de permanência do aluno na
instituição. Segundo Janine, há escolas que excluem alunos que não apresentam
bom rendimento e absorvem os bons alunos por processos de seleção para o 3º
ano. “Você excluir um aluno que está tendo notas ruins aumenta a nota da
escola, mas também não é verdadeiro. Não está dando um desenho real de como a
escola formou seus alunos, porque ela subtraiu informação”, explicou.
O instituto divide as escolas pelo fator de permanência,
entre aquelas que têm menos de 20% dos alunos que fizeram todo o ensino médio
na instituição, e as que têm de 20% a 40%, de 40% a 60%, de 60% a 80% e de 80% ou
mais.
O fator determinante para o ministro é o nível
socioeconômico. “Uma escola com alunos mais pobres, ou mesmo miseráveis, vai
ter uma nota inferior. Mas essa escola pode estar fazendo um trabalho educativo
mais importante. Ela pode talvez melhorar esses alunos mais do que aquela que
já recebeu o aluno com muita formação e com nível socieconômico alto, apenas
dando um pequeno avanço nele”, explicou.
O sistema de divulgação do Enem por escola está disponível
no site do
Inep.
Veja abaixo o ranking das dez melhores escolas
públicas dentro dos critérios do Inep (grande porte, indicador de permanência
de mais de 80% e que atendem alunos de nível baixo ou muito baixo):
Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de
Lima, do Ceará
Escola de Ensino Fundamental e Médio Dep. Cesário Barreto Lima, do Ceará
Escola de Referência em Ensino Médio Coronel João Francisco, de Pernambuco
Escola de Referência em Ensino Médio João Pessoa Souto Maior, de Pernambuco
Escola de Referência em Ensino Médio Barão de Exu, de Pernambuco
Escola de Referência em Ensino Médio Padre Antônio Barbosa Júnior, de
Pernambuco
Colégio Estadual Pedro Calmon, da Bahia
Colégio Estadual Dr. Milton Dortas, de Sergipe
Escola de Referência em Ensino Médio Senador Nilo Coelho, de Pernambuco
Escola de Referência em Ensino Médio Manoel Guilherme da Silva, de Pernambuco
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