Imagens de monitoramento são utilizadas para multar infratores em Ilha Solteira

A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Ilha Solteira passou a utilizar o sistema de monitoramento por meio de câmeras instalado no município para autuar motoristas infratores.

Central instalada na sede da Guarda Municipal funciona 24 horas com dois operadores por turno. Foto: Divulgação
Central instalada na sede da Guarda Municipal funciona 24 horas com dois operadores por turno. Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Ilha Solteira passou a utilizar o sistema de monitoramento por meio de câmeras instalado no município para autuar motoristas infratores. A medida foi adotada no início deste mês e, na primeira semana, registrou três notificações. Não foram informadas as infrações. As informações são da Folha da Região de Araçatuba.

O secretário municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Gilmar Batista Soares, explica que a autuação por imagens de monitoramento é prevista pela resolução nº 471 de 18 de dezembro de 2013 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

 Ela permite que autoridades ou agentes da autoridade de trânsito em fiscalização, por meio de sistemas de videomonitoramento, autuem condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas on-line por esses sistemas. "A autoridade ou o agente da autoridade de trânsito, responsável pela lavratura do auto de infração, deverá informar no campo de observação a forma com que foi constatado o cometimento da infração", traz o parágrafo único do texto. Entretanto, a resolução prevê que esse tipo de fiscalização só pode ser feita nas vias devidamente sinalizadas.

PREVENÇÃO

Soares argumenta que o objetivo da secretaria com a adoção da fiscalização de trânsito por meio de videomonitoramento é evitar ocorrências graves no trânsito. "Não se trata de uma fábrica de multas", diz.

Entre as irregularidades passíveis de autuação pelo sistema de monitoramento estão não dar preferência a pedestres, transitar em sentido oposto ao estabelecido (contramão) e estacionamento irregular.

O secretário explica que após a notificação, o procedimento é o mesmo das autuações feitas pelos agentes de trânsito, ou seja, uma notificação é enviada ao proprietário do veículo, com devido prazo para apresentação de recurso.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade