Continua após os destaques >>
O Governo de Andradina através da Secretaria do Meio Ambiente consolidou mais uma importante campanha para o desenvolvimento sustentável da cidade.
O recolhimento de lixo eletrônico que vem sendo desenvolvido já retirou de circulação cerca de 10 mil quilos de materiais que passam a ter o destino correto tanto para reciclagem como para o descarte em área apropriada.
Os dados foram apresentados na manhã desta quinta-feira (30), pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Claudio Gotardo, junto à empresa que está fazendo a coleta e agentes municipais.
Junto com o técnico do meio ambiente, Adriano Denuncio de Sá, Gotardo consolidou a campanha junto a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Márcia Norie Ueda Ono, a secretária de Promoção e Assistência Social, Elaine Vogel, o secretário de Administração, Altemar Araújo, o representante da Secretaria de Negócios Jurídicos, Hygor Grecco, o diretor comercial da empresa WN Recicla, Genivaldo de Souza e o responsável pela logística, Antônio Carlos Pescara.
Com esta campanha Gotardo relatou que o Governo de Andradina está atendendo a Resolução Federal, instituída pela Política Nacional de Resíduos Sólidos de Lei nº 12.305 de 2010, de que todos os municípios precisam fazer a correta destinação do lixo eletrônico.
“Os materiais eletrônicos têm uma grande quantidade de metais pesados que é altamente poluente e o Brasil atualmente tem uma lei que obriga até os próprios fabricantes a darem a destinação correta para os resíduos e é dentro deste parâmetro através da política do prefeito Jamil Ono que o Governo de Andradina sai na frente a está consolidando mais esta campanha dentro da área do meio ambiente”, comentou Gotardo.
São considerados lixos eletrônicos o descarte de aparelhos de telefones, computadores, televisores, máquinas e todos os produtos que utilizam algum sistema de energia. São produzidos por ano no Brasil mais de 1 milhão de toneladas segundo as pesquisas feitas pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e da ONU – Organizações das Nações Unidas.
“O Governo de Andradina já realiza a conscientização e vem obtendo resultados positivos no descarte correto de óleo de cozinha, na coleta seletiva com o saco vermelho, implantação de ecopontos que estão acabando com os depósitos clandestinos de lixo a beira de estradas vicinais e terrenos baldios, tem uma usina de reciclagem com alto poder de funcionalidade e agora estamos concretizando mais esta campanha de recolhimento de lixo eletrônico para que podemos ter uma cidade de cidadãos conscientes e preparada para se manter sustentável mesmo em pleno desenvolvimento”, relatou Gotardo.
Para facilitar a participação da população a Secretaria do Meio Ambiente está mantendo um atendimento agendado com o cidadão com busca a domicílio. O agendamento pode ser feito pelo telefone (18) 3723 6292. O cidadão também pode fazer a entrega diretamente na sede da Secretaria a rua Guiomar Soares de Andrade, ao lado do Horto Educacional.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram