Ilha Solteira realiza a retirada de árvores exóticas para evitar danos aos moradores

Ilha Solteira realiza a retirada de árvores exóticas para evitar danos aos moradores

Foto: Divulgação/Prefeitura
Foto: Divulgação/Prefeitura

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico por meio da Diretoria de Agronegócios Pesca e Meio Ambiente vem realizando a retirada de algumas arvores que estão em estado de risco ou que possam causar danos a moradores ou instituições.

Nesta última sexta-feira (06) no Passeio Barras varias árvores de porte grande da espécie (Ficus benjamina) foram retiradas. No Local já há reclamações por parte de moradores inclusive já houve problemas de rachaduras em Prédio da UNESP.

Esta espécie é nativa da Ásia e melhorada por viveiristas da Holanda, quando plantada no solo, fora do vaso, suas raízes agressivas destroem galerias pluviais, de esgoto, fiações enterradas, fundações e o que mais houver pela frente, causando enormes prejuízos materiais.

Tendo em vista que havia várias reclamações por moradores da área, foi decidido erradicar as arvores e plantar outras no local, mas que não prejudique e nem danifique calçadas e as residências.

A decisão da retirada das arvores foi tomada numa reunião com os munícipes que estavam sendo prejudicados e aprovado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente por unanimidade.

Por toda a cidade existem várias arvores dessa mesma espécie e a maioria plantada em frente às residências. O setor de Agronegócios está monitorando e suprimindo se necessário e replantando outras menos agressivas no lugar.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico Profº Dr. Olair Isepon disse que os materiais recolhidos das arvores como galhos e folhas estão sendo triturados pela nova maquina picadeira  de galhos, que foi adquirida  como doação pelo Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). Também foi reformada recentemente a antiga maquina que ficava no viveiro de mudas que hoje está em perfeito funcionamento.

Todo o material triturado é reaproveitado para fazer a compostagem, que é um tipo de substrato que será utilizado como adubo orgânico para plantio e manejo de novas mudas. Posteriormente essas mudas de arvores selecionadas de espécies menos agressivas para áreas urbanas, servirão para o replantio no local onde foram retiradas as arvores de Ficus.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close