Andradina faz passeata para alertar combate a dengue e febre chikungunya

Andradina faz passeata para alertar combate a dengue e febre chikungunya

Foto: Divulgação/Prefeitura
Foto: Divulgação/Prefeitura

Comerciantes e clientes da principal rua do centro comercial de Andradina, a Paes Leme, amanheceram mais informados neste sábado (7) depois da passeata realizada pelo Controle de Endemias do Governo de Andradina.

A ação fez parte do Dia 'D' de combate à dengue e à febre chikungunya com a intenção de fazer um pedido à população para que reforce as medidas de prevenção. Foram utilizadas faixas e panfletos com informações, além de um carro de som.

“O mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes Aegypti, é o transmissor de uma doença nova no Brasil, a febre chikungunya, que surgiu na África e vem avançando pela América do Sul. Essas doenças são bastante parecidas. É preciso estar atento para prevenção e tratamento”, informa a secretária municipal de Saúde e Higiene Pública, Cassia Maria Miguel.

“Dengue é dengue, cuidado com a dengue. O povo unido jamais será vencido. Olha a caixa aberta, olha água parada. Olha o prato de planta, entulho e pneus usados”, era a letra da música que embalava a descida dos agentes da saúde, assessores, secretários e a primeira-dama do Governo de Andradina, Márcia Ono.

O comerciante Filipe Ricardo aprovou a ideia da passeata e destacou a importância de estar também atento aos criadouros no centro da cidade.

“Fazemos a limpeza diária da loja e evitamos qualquer tipo de recipiente que possa desenvolver o mosquito”, ressaltou.

A coordenadora do Centro de Controle de Endemias, Adriana Previatto, ressaltou que o Governo de Andradina vem intensificando as ações diárias, mas ainda é imprescindível a colaboração da população realizando diariamente vistorias em seus imóveis e terrenos eliminando quaisquer possíveis criadouros.

“Qualquer recipiente que acumule água parada pode ser um criadouro dos mosquitos transmissores. Estar sempre alerta para eliminar possíveis focos dos mosquitos que transmitem a dengue e a febre chikungunya é importante para que os números de casos não aumentem”, destacou Adriana.

Andradina hoje tem uma situação controlada da dengue, com apenas dois casos registrados neste ano. 

“Para evitar a transmissão dos vírus da dengue e chikungunya é fundamental que a população verifique se a caixa d' água está bem fechada, não acumule vasilhames no quintal, não deixe calhas entupidas e coloque areia nos pratos dos vasos de plantas, entre outras iniciativas”, completou Cassia Miguel. 

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade