Reclamações contra companhias aéreas crescem no noroeste paulista

Reclamações contra companhias aéreas crescem no noroeste paulista

Passageiros devem procurar a Anac quando mala for extraviada (Foto: Reprodução / TV TEM)
Passageiros devem procurar a Anac quando mala for extraviada (Foto: Reprodução / TV TEM)

Em São José do Rio Preto (SP), o número de reclamações contra as companhias aéreas tem aumentado de forma significante. O Procon da cidade tenta orientar os consumidores a lidar com algumas experiências como bagagens extraviadas, atrasos e cancelamento de voos. Os problemas se tornam ainda mais frequentes quando a movimentação nos aeroportos dispara e nem sempre as companhias estão preparadas para atender o fluxo de passageiros. As informações são do portal G1/TV Tem. 

O analista de sistema Wilson Moura diz que os atrasos prejudicam quem tem compromissos profissionais em outras cidades. "Nos programamos para chegar em uma determinada data e horário para cumprir com as obrigações e não conseguimos devido aos atrasos", comenta Moura.

As principais reclamações dos passageiros são em relação aos atrasos. O diretor do Procon em São José do Rio Preto (SP) Alcides Zanirato diz que portar cópias de documentos de viagem é fundamental. "Neste caso o cliente precisa ter em mãos uma cópia do contrato, nota fiscal da hospedagem, se houver, e as passagens.Tudo isso deve ser documentado para exigir o direito do consumidor", explica Zanirato.

Em caso de atraso ou cancelamento do voo, o consumidor pode ter o dinheiro de volta garantido. "Se a culpa da "não viagem" for da empresa, o consumidor tem ressarcimento total das despesas paga. Se a culpa for do passageiro, ele ganha um crédito para uma futura viagem. No caso de restituição imediata deve ser paga uma multa de 50%", explica.

Para viagens internacionais, o agente de viagens Vinícius Del Rio orienta em casos de desaparecimento ou malas danificadas. "Tivemos casos de clientes que chegam no destino com malas extraviadas e o primeiro passo é buscar a compania aérea para detectar o paradeiro das bagagens", orienta Del Rio. Em casos como esses, o Procon orienta que registre uma reclamação no balção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) presente em todos os aeroportos do país.

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