Continua após os destaques >>
Sempre que o ano muda, algumas pessoas se confundem na hora de preencher os cheques e colocam 2014 ao invés de 2015. Em Araçatuba (SP), o erro é bem comum e começa a se acumular. Por causa da data errada, o documento pode ser devolvido. As informações são do portal G1/TV Tem.
O representante da Associação Comercial de Araçatuba (SP), Nei Ferracioli, orienta que preencher e conferir várias vezes o cheque evita muita dor de cabeça. “Todo cheque a partir de 1º de fevereiro, se você preencher com data de fevereiro de 2014, o banco subentende que você passou o cheque 365 dias atrás e ele pode ser devolvido”, afirma Ferracioli.
Para os comerciantes que fazem o uso constante do cheque, o representante diz que a responsabilidade de conferência é de todos os lados. “Os comerciantes devem conferir os valores por extenso e assinatura. Nesta hora, atente-se se o cheque passado está correto”, orienta Ferracioli.
É preciso cuidado especial com cheques, que muitas vezes podem ser alterados ou rasurados. “Nunca pegue caneta de desconhecidos ou emprestadas, confira os valores pois há a possibilidade de ser alterado e deve ter todo cuidado", afirma o representante da Associação.
Vale lembrar que nenhuma loja é obrigada a aceitar o cheque, mas é preciso ter um anúncio visível a todos os clientes.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram