Com o oitavo maior rebanho bovino paulista, em 2012, Santo Antônio do Aracanguá apresentou um recuo de 10,56% no total de cabeça de gados em 2013, deixando de integrar a lista das dez cidades do Estado com maior quantidade de gado bovino. Os dados fazem parte da Pesquisa da Pecuária Municipal, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As informações são da Folha da Região de Araçatuba.
Em 2012, o rebanho de Santo Antônio do Aracanguá era constituído por 81.100 cabeças de gado, número que caiu para 72.534 no ano passado. A redução colocou o município na 11ª posição no ranking estadual. Em 2000, a cidade ocupava a terceira posição do Estado.
Para o diretor do Departamento Agropecuário de Santo Antônio do Aracanguá, Sidário Pinto Rezende, o encolhimento foi causado pela expansão da cana-de-açúcar. Segundo ele, entre 2012 e 2013, devido à estiagem e aos custos da produção pecuária, muitos produtores ainda trocavam pastos por canaviais.
RETORNO
"Esse cenário começa a se inverter a partir de 2014. Neste ano, a Aralco parou a moagem, com isso, há produtores que abandonaram a cana-de-açúcar e retornaram para a criação de gado. Os dados de 2014, quando forem divulgados, devem indicar isso". Rezende acredita que, com um número menor de bovinos, a produção de carne é menor, o que afeta a arrecadação do município.