Mais de 20 túmulos do cemitério Campo Santo São José, de Castilho, foram alvo de vandalismo na madrugada de quarta-feira (10), segundo denúncia feita à polícia pela administração municipal na tarde desta quinta-feira (11). Informações divulgadas no site da Prefeitura de Castilho são de que 22 capelas de túmulos tiveram suas portas de vidro e janelas apedrejadas. As informações são da Folha da Região de Araçatuba.
O diretor municipal de Obras e Serviços Públicos, Dalvo Rodrigues, conta que o fato foi descoberto no início da manhã de quarta-feira, quando os funcionários chegaram para o trabalho. "Detonaram tudo", comentou. Segundo ele, algumas portas de vidro ficaram danificadas, com marcas de pedras. Já as que eram de blindex foram totalmente destruídas. Dentro das capelas haviam pedras usadas no ato de vandalismo.
VELÓRIO
O velório municipal fica ao lado cemitério e naquela noite havia um corpo sendo velado. Mesmo assim, ninguém teria visto a ação dos vândalos. Por isso, acredita-se que o ato tenha ocorrido durante a madrugada. No local não há vigia.
A Prefeitura está orientando as pessoas que têm familiares enterrados no cemitério da cidade que vão até o local para saber se algum túmulo pertencente à família foi danificado.
Rodrigues diz que a administração municipal ainda não se reuniu para discutir quais providências serão tomadas com relação à recuperação das capelas. Entretanto, adiantou que serão instalados mais refletores no interior do cemitério para aumentar a segurança.