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O
Banco Central (BC) registrou 2,052 mil reclamações de clientes bancárias em
abril, com crescimento de 12,93% em relação a março (1,817 mil). A principal
reclamação é com relação a débitos em conta não autorizados, também a primeira
do ranking de março. Em abril, o BC considerou como procedentes 88
reclamações de débitos não autorizados feitos pelo Santander, 86 feitas pela
Caixa e 66 pelo Bradesco.
A
segunda maior reclamação é a cobrança de tarifas por serviços não contratados,
com 170 casos registrados. Em seguida vem as reclamações de clientes que
receberam esclarecimentos incompletos ou incorretos dos bancos (165).
No
mês passado, no ranking de reclamações com resultado ponderado pelo
número de clientes por instituição, o HSBC ficou em primeiro lugar, com 101
reclamações consideradas procedentes. Em seguida vem Santander (367), Banrisul
(24), Banco do Brasil (329), e Bradesco (288). Na lista, estão os bancos com
mais de 1 milhão de clientes.
A
insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras
pode ser registrada no BC e as reclamações ajudam na fiscalização e regulação
do Sistema Financeiro Nacional. Entretanto, o BC recomenda que a reclamação
seja registrada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou
no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da instituição financeira.
Se
o problema não for resolvido, o cidadão pode ainda recorrer à ouvidoria da
instituição financeira, que terá prazo máximo de 15 dias para apresentar
resposta. Os clientes bancários também podem buscar atendimento no Procon e
recorrer ao Poder Judiciário.
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