Municípios da região se unem para lucrar com lixo

Municípios da região se unem para lucrar com lixo

Cidades querem consórcio para venda do lixo. Foto: Divulgação

Municípios que fazem parte da Amensp (Associação dos Municípios do Extremo Noroeste do Estado de São Paulo) pretende lucrar com o lixo produzido nas residências e indústrias. Segundo o prefeito de Sud Menucci, Celso Torquato Junqueira Franco, a intenção é criar dois grandes depósitos regionais de dejetos e fazer contrato com uma empresa para a venda do material. Com informações da Folha da Região de Araçatuba.

As prioridades são materiais que possam ser reutilizados ou reciclados, e restos de construção e demolição, que podem ser usados na fabricação de produtos novos, como tijolos e até pavimentação. Os municípios que não têm aterro poderão enviar também o lixo orgânico para compostagem.

Fazem parte do plano de venda de lixo os municípios de Andradina, Bento de Abreu, Castilho, Guaraçaí, Guararapes, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia , Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Independência, Pereira Barreto, Rubiácea, Sud Mennucci, Suzanápolis e Valparaíso.

A engenheira civil Cláudia Scoton Antônio Marques, encarregada do levantamento de dados e preparação do projeto, disse que a população dos municípios que farão parte do futuro consórcio é de 236,8 mil habitantes. A quantidade de resíduos sólidos produzidos por estes municípios é de 5,8 mil toneladas por mês.

De acordo com Cláudia, 25% desses municípios têm coleta seletiva e apenas 20% têm aterro sanitário.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close