Publicidade

Banco de Leite de Araçatuba homenageia maiores doadoras de 2024 e reforça apelo por novas contribuições

Com estoque em queda e aumento de internações neonatais, o Banco de Leite Humano de Araçatuba celebra o Dia Nacional da Doação de Leite homenageando suas principais doadoras de 2024 e alertando para a necessidade urgente de mais doações.

Banco de Leite de Araçatuba homenageia maiores doadoras de 2024 e reforça apelo por novas contribuições - Beatriz, com o filho Pedro: homenagem por doações
Beatriz, com o filho Pedro: homenagem por doações - Foto: Divulgação
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>

O Banco de Leite Humano (BLH) de Araçatuba registrou a doação de 2.114 litros de leite em 2024, a partir da ação de 1.527 lactantes. Ao todo, 1.291 litros foram distribuídos para Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) neonatais – 98% para Santa Casa do município –, beneficiando 286 recém-nascidos prematuros.

 

Uma dessas doadoras foi a negociadora de cobranças Maria Clara Figueiredo Morim e Silva, de 24 anos, moradora do Bairro Umuarama. Mãe do pequeno José Pedro Figueiredo Fernandes de Lima, de 1 ano e 7 meses, ela doou 75 litros de leite no ano passado.

 

Maria Clara conta que decidiu ser doadora devido à hiperlactação (produção excessiva de leite materno). Com o auxílio de sua consultora de amamentação, procurou o BLH. “Decidi que precisava compartilhar essa bênção que Deus tinha me proporcionado”, afirmou.

 

Apesar de não ser mais doadora pela diminuição do leite, ela incentiva outras mamães a realizarem esse gesto nobre. “Sinto muito orgulho em saber que, além de nutrir meu filho, estava nutrindo outros bebês. Então, quem puder doe e ajude a salvar os bebês que tanto precisam”, pediu.

 

SONHO REALIZADO

A segunda maior doadora ao BLH foi a fisioterapeuta Beatriz Franceschini Castanhari, de 30 anos, residente no Bairro Aeroporto. Ela é mãe do Pedro Castanhari de Oliveira, de 1 ano, e doou 66 litros de leite em um período de oito meses.

 

Beatriz soube do Banco de Leite durante visita a uma amiga que fazia doações ao serviço especializado. Desde então, despertou nela o desejo em também ser doadora, antes mesmo da gravidez. Quando teve o Pedro, ela resolveu entrar em contato com o BLH, por ter uma boa produção de leite.

 

Hoje, Beatriz faz questão de incentivar outras mulheres que podem a doar. “Tenho muito orgulho em ter amamentado, pois era um sonho desde que descobri minha gestação. E me sinto ainda mais orgulhosa em ter conseguido doar e ajudado a nutrir outros bebês necessitados”, comentou.


Maria Clara com o filho José Pedro

 

HOMENAGEM

Maria Clara e Beatriz serão homenageadas pelo Banco de Leite por terem sido as principais doadoras em 2024.

 

A premiação acontecerá no dia 30, às 8h, na sede do serviço, encerrando as atividades alusivas ao Dia Mundial e Nacional da Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio.

 

ESTOQUE BAIXO

De janeiro a abril deste ano, foram coletados 748 litros de leite, doados por 569 mulheres de Araçatuba e região. No período, foram distribuídos 469 litros para UTIs neonatais. A enfermeira e coordenadora do BLH, Jesiela Passarini, alertou que o estoque de leite está baixo na unidade.

 

“Com a chegada da época mais fria, a tendência é as doações caírem mais ainda, o que é preocupante devido ao número de recém-nascidos internados na UTI neonatal e o agravamento do surto de bronquiolite. Então, precisamos de mais doações, pois esse ato de amor ajuda a salvar vidas”, ressaltou Jesiela.

 

Conforme o Ministério da Saúde, o leite materno protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, e reduz em 13% a mortalidade em crianças menores de cinco anos. Também diminuiu o risco de desenvolver hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

 

COMO DOAR

As interessadas em doar leite materno devem entrar em contato com o Banco de Leite Humano pelos telefones (18) 3636-1175 ou (18) 99718-1654. Para ser doadora, a mamãe precisa estar produzindo volume de leite superior às necessidades do próprio filho e estar bem de saúde.

 

A equipe do BLH vai até a residência, faz a entrevista e triagem com a puérpera, leva os frascos esterilizados e a bombinha para facilitar a extração do leite. Uma vez por semana, um funcionário passa na residência para pegar os frascos cheios e deixar mais potes vazios.

 

“Todo leite doado passa por um rigoroso processo de pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído aos prematuros internados nas UTIs neonatais. O leite materno é um alimento completo e um remédio único, que oferece benefícios vitais à saúde dos bebês”, completou Jesiela.

 

SERVIÇO

Homenagem às doadoras que foram destaque em 2024

Data: 30 de maio, às 8h

Local: Banco de Leite Humano

Endereço: Rua Dona Ida, 1.380, Aviação

Mais Destaques >>

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Veja mais >>

Tópicos Relacionados

Últimos Destaques

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close