As
tentativas de fraudes contra os consumidores se intensificaram em outubro, com
o registro de 224.025 ações do gênero. Esse número foi o maior já registrado
por meio do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes - Consumidor. A
cada 12 segundos, em média, um consumidor foi vítima desse tipo de crime.
O
levantamento feito pela Serasa Experian informa que, no mês anterior, isso
ocorria a cada 14,8 segundos. No acumulado de janeiro a outubro, ocorreram 1,81
milhão de tentativas de fraude, número acima de igual período do ano passado
(1,76 milhão) e da mesma base de comparação de 2011 (1,63 milhão).
O
setor de telefonia continua o preferido dos criminosos, que roubam dados
pessoais para criar falsos documentos e obter crédito ou fazer negócios cujos
pagamentos não serão honrados. Quase a metade das ações, 49,3% ou 110.470
tentativas, foram constatadas nesse setor. Em outubro de 2012, a taxa era
40,2%.
O
setor de serviços aparece em segundo lugar, com 59.743 tentativas ou 26,7%.
Esse número foi o maior do setor já registrado neste ano em um único mês. Mas a
taxa em relação ao total de ações ficou abaixo de outubro do ano passado
(28,6%).
Entre
os alvos de interesse dos criminosos foram identificados construtoras,
imobiliárias, seguradoras, salões de beleza e pacotes de turismo. Na terceira
posição está o setor bancário com 36.411 tentativas ou 16,3% do total.
As
maiores vítimas, segundo a Serasa, são as pessoas que tiveram os documentos
roubados. Com a carteira de identidade e o número do Cadastro de Pessoas
Físicas (CPF), os ladrões mesclam os dados para criar uma falsa identidade. Há
casos em que eles usam o nome e números de documentos de pessoas falecidas para
comprar um bem ou conseguir crédito, causando prejuízos a empresários e
transtornos a parentes das vítimas.
A
Serasa recomenda cuidado na hora de digitar a senha do cartão de débito/crédito
e alerta o consumidor para não informar o número de documentos ao preencher
cupons de sorteios ou promoções de lojas. Também orienta a não fazer cadastros
em sites que não sejam de confiança e pede precaução com sites que
anunciam oferta de emprego ou promoções e com a publicação de dados pessoais
nas redes sociais. Outra dica é evitar transação financeira por meio de
computadores portáteis conectados à redes públicas de internet e sempre manter
atualizado o antivírus do computador.