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A
operadora Claro foi a que registrou o maior número de reclamações em julho, com
31 queixas por grupo de mil usuários. A informação foi dada hoje (22), pela
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ao divulgar a avaliação
trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel
Pessoal, de maio a julho de 2013.
As
demais operadoras registraram índices de reclamação dentro da meta de dez
reclamações: Vivo (10), Oi (9) e Tim (6).
Os
principais motivos das reclamações apresentadas contra as operadoras são
cobrança, 25%; promoções, 14%; serviços adicionais, 11%; cartão pré-pago, 11%;
rede, 11%; atendimento, 7%; área de cobertura, 4%; planos de serviço, 4%;
habilitação, 4%.
Segundo
a Anatel, as operadoras realizaram até julho, 47% do total de R$ 31,8 bilhões
em investimentos para o período de 2012 a 2014, previstos no Plano Nacional de
Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal. A Tim se comprometeu
com um valor maior de investimento, R$ 10,8 bilhões, sendo que o valor inicial
era R$ 9,5 bilhões.
A
Oi já desembolsou 35% em relação ao total previsto de 5,4 bilhões. A Claro se
comprometeu em investir R$ 8,2 bilhões, tendo realizado 51% até julho. A Vivo
previu investir R$ 7,1 bilhões, e já aplicou 55% do total. O restante do
investimento ficou por conta da CTBC (R$ 36 milhões) e da Sercomtel (R$ 10
milhões) que executaram, respectivamente, 70% e 40% do investimento.
O investimento está voltado para o aumento da capacidade das redes de serviços, com a expectativa de uma possível migração de usuários para a rede 3G.
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