Noroeste paulista tem 11 cidades em estado de alerta contra a dengue

Noroeste paulista tem 11 cidades em estado de alerta contra a dengue

Agente de saúde limpa terreno baldio em Rio Preto para combater a dengue (Foto: Reprodução / TV Tem)
Agente de saúde limpa terreno baldio em Rio Preto para combater a dengue (Foto: Reprodução / TV Tem)

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (19) o mapa da dengue no país e a notícia não é nada boa para a região noroeste paulista. Segundo o ministério, estão na região as cidades com os maiores números de infestação de São Paulo. Esses locais foram colocados em 'estado de alerta' pelo ministério. As informações são do portal G1/ TV TEm. 

 

O município ganha essa classificação quando de 1% a 3,9% dos imóveis visitados apresentam criadouros do mosquito. No topo da lista aparece Araçatuba (SP) com focos em 2,8% dos locais vistoriados. Na lista divulgada, Araçatuba é a cidade com o maior índice de infestação de todo o estado.Em seguida vem Américo de Campos (SP), com 2,4%. O município de maior população do noroeste paulista também figura entre as mais contaminadas: São José do Rio Preto (SP) tem índice de 2,3%.

 

Na sequência do estado de alerta, em ordem decrescente ainda vêm Populina (SP), Castilho(SP), Mirassol (SP) e José Bonifácio (SP).

 

Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, todos os municípios foram convidados a participar do levantamento, mas alguns não entregaram os dados a tempo. Por causa disso a classificação de municípios com o maior número de focos pode mudar.

 

O cenário é ainda mais preocupante já que o período de chuvas mal começou. Se os cuidados não forem tomados, a situação  pode ser ainda pior no ano que vem. Nos primeiros meses de 2013, Rio Preto viveu uma das piores epidemias de dengue dos últimos 14 anos. Uma pesquisa realizada em julho, pela Secretaria de Saúde, revelou que a quantidade de larvas triplicou na cidade, em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Mesmo não aparecendo na lista do Ministério da Saúde,Andradina (SP) também sofreu com a dengue este ano. Apesar de Rio Preto ter o maior número de infectados, Andradina teve, proporcionalmente, mais casos.

 

A prefeitura de Rio Preto disse que vai pedir informações ao Ministério da Saúde para saber como os técnicos chegaram ao índice divulgado. Nas contas do município os números são menores e disse também que apesar disso vai continuar o trabalho de prevenção e combate a dengue. O mesmo vão fazer as prefeituras de Araçatuba, José Bonifácio,Mirassol, Tanabi e Populina. Os responsáveis pelos outros seis municípios em estado de alerta na região não deram resposta.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close