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Tradicional
momento de apresentação das novidades do mercado de aviação executiva, a Latin
American Business Aviation Conference and Exhibition (Labace 2013) começa nesta
quarta-feira (14) com um duro desafio: vender jatinhos em um momento no qual a
maior parte das previsões aponta para um crescimento menor da economia
brasileira. As informações são do portal IG.
As
expectativas de Marco Túlio Pellegrini, vice-presidente de Operações da Embraer
Aviação Executiva, no entanto, são “muito boas” e as oportunidades estão
“espalhadas por todo o País”. “A venda de jatos executivos aponta sempre para a
curva de crescimento econômico do País”, disse em entrevista coletiva nesta
terça-feira (13).
Se
a venda de aeronaves for um termômetro de economia, a Embraer pode dizer que a
situação por aqui vai bem. Considerado a grande aposta da empresa para a Labace
2013, o Legacy 500 já tem uma fila de espera de quase um ano, segundo a
fabricante.
O
modelo – que sai por US$ 19,9 milhões – é o único da categoria média com o
sistema Fly-by-Wire, já utilizado em aeronaves de maior porte, que promete mais
segurança, conforto e eficiência para passageiros e pilotos. “O Legacy 500 é um
divisor de águas. Queremos chegar a uma parcela significativa do mercado de
jatinhos com o lançamento deste modelo.”
Mercado
A
frota de jatos executivos brasileiros cresceu 16% no ano passado, para 724
aeronaves, segundo o Anuário Brasileiro da Aviação Geral. Entre os fabricantes
de maior presença no mercado nacional destacam-se Cessna – cuja parcela do
mercado cresceu 7% no ano passado – e Neiva – que mordeu mais 0,12% da frota. A
Embraer aparece em quinto lugar, com 1.141 unidades vendidas – um aumento de
participação de 8%.
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