131 cães sofreram eutanásia em Andradina por leishmaniose

131 cães sofreram eutanásia em Andradina por leishmaniose

Mosquito palha é o transmissor da doença. Foto: reprodução
Mosquito palha é o transmissor da doença. Foto: reprodução

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já realizou a eutanásia em mais de 130 animais neste ano na cidade de Andradina. Segundo o CCZ, a cidade recebeu um lote recebeu na semana passada com o resultado positivo para mais setenta cães. 

 

Os donos dos novos cães serão informados e devem nos entregar os animais, informou o CCZ.

 

A Leishmaniose é uma doença infectocontagiosa causada por um protozoário, conhecido como Leishmania spp., que é transmitido pela picada do mosquito flebótomo infectado, também conhecido como “mosquito palha” ou “birigui”. É considerada uma zoonose e pode acometer homens e cães.

 

Nos caninos de estimação, ela é conhecida como Leishmaniose Visceral Canina.
 

Sintomas e diagnóstico
 
A confirmação da doença só pode ser feita através de exame de sangue, que aponte aumento das enzimas hepáticas ou anemia; e de exame citológico, feito a partir de pequenas amostras de tecidos, como a medula óssea, o baço e o fígado.
 
Alguns sintomas que estão associados à doença e que podem levar o proprietário a desconfiar da enfermidade são: descamação seca da pele, pelos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite, vômito, diarreia, lesões oculares e sangramentos. Nas formas mais graves, a Leishmaniose pode acarretar anemia e outras doenças imunes.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close