O
setor de TV por assinatura apresentou redução no número de assinantes no mês de
maio. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgados
hoje (4), foram 35,26 mil assinaturas a menos no mês, com uma queda de 0,21% na
base de assinantes em relação a abril.
De
acordo com a Anatel, a queda registrada foi influenciada principalmente por uma
redução de 130,45 mil assinaturas do Grupo SKY.
A
SKY não explicou o motivo da queda na base de clientes, apenas informou, por
meio de sua assessoria de imprensa, que “os números refletem a correção
apresentada pela SKY à Anatel”.
Na
semana passada, a DirecTV, controladora da SKY, informou em comunicado ao
mercado norte-americano que sua unidade SKY no Brasil havia “inflado” a base de
assinantes em 200 mil clientes no final de março.
Segundo
a Anatel, o total de assinantes registrado no país em maio ficou em 16,93
milhões. Considerando o número médio de 3,2 pessoas por domicílio, divulgado
pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços de TV
por assinatura são distribuídos para aproximadamente 54,2 milhões de
brasileiros e estão presentes em 27,9% das residências. Em abril, esse
percentual era 28,1%.
Mesmo
com a queda no número de assinantes da SKY, os serviços prestados via satélite
continuam com a maior participação no mercado, com 61,9% da base de assinantes,
enquanto a TV a cabo alcançou 37,8% das assinaturas.