Publicidade

Caps-AD de Araçatuba promove ações para reconstruir vínculos familiares e celebrar a Luta Antimanicomial

Com atividades emocionantes voltadas a usuários e familiares, o Caps-AD de Araçatuba celebrou o Dia das Mães e promoveu reflexões sobre a Luta Antimanicomial, fortalecendo laços e incentivando a reintegração social.

Caps-AD de Araçatuba promove ações para reconstruir vínculos familiares e celebrar a Luta Antimanicomial - Caps-AD realiza eventos para famílias em Araçatuba
Caps-AD realiza eventos para famílias em Araçatuba - Foto: Divulgação
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>

Na última sexta-feira (9), o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD) de Araçatuba realizou dois eventos especiais voltados ao acolhimento e valorização dos vínculos familiares dos seus usuários. Pela manhã, em comemoração ao Dia das Mães, o encontro reuniu atendidos, familiares e profissionais da saúde mental em uma celebração que buscou reforçar os laços muitas vezes enfraquecidos pelo uso abusivo de substâncias psicoativas.

Segundo o coordenador do Caps-AD, João Mário Cataroço, o objetivo principal foi proporcionar um espaço de afeto, escuta e convivência. “Com o abuso de substâncias, os vínculos familiares muitas vezes se fragilizam ou até se rompem. Uma das missões do Caps é justamente reconstruir esses laços, promovendo a reintegração social e afetiva dos usuários”, ressaltou.

Na parte da tarde, as atividades continuaram com uma oficina gastronômica seguida de um café musical, em alusão à Luta Antimanicomial — movimento que marca o mês de maio em todo o país e defende o cuidado em liberdade no tratamento em saúde mental. Os participantes saborearam quitutes preparados na própria oficina e apreciaram músicas com mensagens de reflexão, como “É preciso saber viver”, da banda Titãs.

O evento contou com a participação do músico e psicólogo Glauco Pacheco e da psicóloga Juliana Maria Gonçalves de Souza. Para ela, a atividade foi também uma forma de incentivar o protagonismo dos atendidos: “Mais do que um momento de confraternização, é uma forma de mostrar que todos podem participar ativamente do próprio processo de cuidado e reconstrução”, destacou.

As ações fazem parte do trabalho terapêutico conduzido pela equipe multiprofissional da unidade, e foram realizadas dentro da gestão da Zatti Saúde — entidade ligada à Missão Salesiana de Mato Grosso, responsável por administrar, junto à Prefeitura de Araçatuba, os serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e da Atenção Primária à Saúde (APS).

Mais Destaques >>

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Veja mais >>

Tópicos Relacionados

Últimos Destaques

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close