Andradina intensifica fiscalização à poda irregular de árvores

Fim de semana

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está intensificando as ações de fiscalização à poda irregular de árvores em Andradina, informou em nota a prefeitura.

 

Normalmente realizadas durante a semana, agora as inspeções também ocorrem aos finais de semana com a parceria do setor de ISSQN.

 

A prática irregular feita por alguns podadores provoca o depósito de galhos em locais inadequados ou até mesmo nas ruas e calçadas, impedindo o trânsito e a passagem de pedestres, além de contrariar as normas ambientais do município e do Estado.

 

O secretário de Meio Ambiente, Claudio Gotardo, alerta para que os moradores contratem apenas pessoas autorizadas para a realização do serviço, pois a Secretaria só pode cobrar a prática regular daqueles que estão cadastrados.

 

Nesses casos, pode ocorrer até a suspensão da carteirinha do podador por período pré-determinado.

 

De acordo com o secretário, 99% das reclamações feitas pela população em relação à poda e corte de árvores, devem-se pela contratação de podadores não credenciados pela Secretaria. “Nesses casos, há o descarte irregular dos galhos, além disso, muitos jovens, inclusive, realizam a poda e utilizam o dinheiro para a compra de drogas. Por isso a importância de exigir a carteira oficial de autorização”, finalizou Gotardo.

 

Os interessados em se tornar podadores profissionais regulares ou aprender a podar a própria árvore, devem fazer o cadastro de espera na Secretaria de Meio Ambiente para que, quando completar a quantidade necessária de participantes, a Secretaria aplique o curso de podador.

 

O munícipe que não quiser se profissionalizar, não precisará abrir firma em cartório e terá uma carteirinha diferenciada, indicando a autorização para a prática da poda apenas no endereço onde reside. Enquanto que a identificação para os outros é de profissional autônomo.

 

Durante o curso, o participante é instruído sobre a legislação ambiental referente à poda, tipos de cortes e a necessidade e modo de uso de equipamentos de proteção, além do treinamento prático. O curso é realizado em um dia de teoria e outro de aula prática agendada, onde o participante faz a poda de árvores com auxílio de profissionais.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close