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Uma
campanha publicitária da Ford na Índia causou um mal-estar global e levou a
marca a pedir desculpas formalmente. Um anúncio criado pela agência global de
publicidade da fabricante, a JWT, para promover o Ford Figo no mercado indiano
acabou vazando na rede e causou constrangimento das duas empresas. A proposta
da propaganda do Figo de mostrar o espaço do seu porta-malas, desenvolvido por
publicitários da JWT apresentava uma caricatura do ex-ministro italiano Sílvio
Berlusconi no carro com a mensagem: “deixe suas preocupações para trás com o
extragrande porta-malas do Figo”. Só que, no porta-malas, apareciam três
mulheres, em trajes sensuais e amarradas. As
informações são do site MotorDream.
Outra
peça, sobre o mesmo tema, a socialite norte-americana Paris Hilton no banco da
frente do Figo olhando para o porta-malas onde também estavam três mulheres –
as outras socialites conhecidas como irmãs Kardashian. A última traz o
ex-piloto Michael Schumacher na mesma posição, mas ao invés de mulheres
amarradas, o porta-malas traz os atuais pilotos Sebastian Vettel, Lewis
Hamilton e Fernando Alonso.
Dessa
forma, mesmo que os anúncios não tenham sido publicados na mídia paga, o
vazamento na internet foi o suficiente para um grande dano. Inicialmente, o
site Ads of the World, que divulga inúmeras publicidades de agências e outros
sites em todo o mundo, publicou os anúncios e depois retirou do ar. Mas, o
pedido formal de desculpas, por parte da Ford, acabou revelando o incidente
que, segundo a empresa, nunca deveria ter acontecido."Os desenhos são
contrários aos padrões de profissionalismo e decência da Ford e de nossos
sócios. Estamos revisando os processos de aprovação e de supervisão para garantir
que algo assim não volte a ocorrer", diz o comunicado.
O
WPP Group, que detém a JWT, também lamentou o ocorrido. "A criação do
anúncio de mau gosto é contrário aos padrões de profissionalismo e decência
estabelecidos dentro da empresa. Ele nunca deveria ter sido criado e muito
menos ter vazado na internet”. Para a JWT, a falta de fiscalização adequada já
motivou a revisão dos processos de aprovação para assegurar que nunca mais isso
aconteça e providências foram tomadas dentro da agência para que o fato não se
repita.
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