Continua após os destaques >>
A Justiça Eleitoral de Andradina determinou o afastamento da prefeita de Nova Independência, Neusa Joanini (PSDB), que teve o registro de candidatura indeferido pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) no final de janeiro. A decisão do juiz Paulo Alexandre Rodrigues Coutinho foi publicada na tarde de quarta (20) e encaminhada à Prefeitura, com prazo de 24 horas para ser cumprida. Para o lugar dela, foi convocado interinamente o presidente da Câmara, Geraldo Juniti Oguri (PV). As informações são da Folha da Região de Araçatuba.
Neusa venceu as eleições em Nova Independência com 1.482 votos contra 1.122 do ex-prefeito, José Pedro Toniello (PTB), que tentava a reeleição. Entretanto, o pedido de registro de candidatura dela ao cargo foi analisado pela Justiça Eleitoral após as eleições, pois foi protocolado apenas em 5 de outubro. Até então, o ex-prefeito e marido de Neusa, Valdemir Joanini (PSDB), concorria à Prefeitura, mesmo tendo o pedido de registro barrado pela Lei da Ficha Limpa.
Enquanto aguardava julgamento de recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), continuou fazendo campanha até dois dias antes das eleições, quando renunciou à candidatura, abrindo espaço para a esposa, que era candidata a vereadora. Dias após as eleições, a Justiça Eleitoral de Andradina deferiu o registro de candidatura de Neusa, que foi diplomada e tomou posse em 1º de janeiro. Entretanto, o diretório do PT de Nova Independência recorreu ao TRE-SP.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram